Lugares do filme Amelie Poulain para visitar em Paris

Confira a seguir lugares do filme Amelie Poulain para visitar em Paris.

Preparamos mais um post especial para quem gosta de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, de 2001, com Audrey Tautou, filme que se tornou um clássico do cinema francês.

Já mencionamos este filme que adoramos em outras oportunidades aqui no blog, em O que fazer no bairro Montmartre em Paris, no post sobre o Café des Deux Moulins em Paris e por fim, quando relembramos algumas Frases marcantes do filme.

Hoje separamos para você alguns lugares do filme Amelie Poulain para visitar em Paris.

lugares do filme amelie poulain para visitar em Paris

LUGARES DO FILME AMELIE POULAIN PARA VISITAR EM PARIS

Os locais selecionados são os seguintes:

  • Catedral Notre Dame de Paris
  • Toys Palace (no filme Palace Video)
  • Café des Deux Moulins
  • Studio 28 Cinema
  • Au Marché de la Butte (no filme Épicerie Maison Collignon)
  • Place Saint-Pierre
  • Basílica de Sacré Cœur
  • Rue Saint-Vincent
  • Estação Lamarck-Caulaincourt
  • Estação Abbesses
  • Gare de l’Est
  • Canal Saint-Martin

O longa pouco explora os clássicos parisienses como Torre Eiffel e Arco do Triunfo. Por isso é tão bacana, você sai do clichê, visitando lugares como o Canal Saint Martin e o Boulevard Clichy.  Note que as principais atrações ficam no bairro Montmartre, onde Amélie Poulain mora e trabalha.

Enfim, vamos detalhes os lugares do filme Amelie Poulain para visitar em Paris.

CATEDRAL NOTRE DAME DE PARIS

A Catedral Notre Dame, um dos maiores ícones de Paris, também serviu de cenário para o Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

No filme, Amélie Poulain, ainda criança, vai todos os anos na Catedral acender uma vela com a mãe para pedir um irmão mais novo. Um dia, ao sair da igreja, um turista de Quebec salta do telhado e mata instantaneamente a mãe de Amélie.

Desde o incêndio, não é possível visitar a Catedral, mas você poderá conhecer a parte exterior, que é belíssima.

+ Saiba mais sobre a Catedral Notre Dame de Paris aqui

Endereço: 6, Parvis Notre-Dame – Pl. Jean-Paul II.

TOYS PALACE (NO FILME PALACE VIDEO)  

Nino Quincampoix, interpretado por Mathieu Kassovitz, é um colecionador de fotos que trabalha num sex shop, de nome Palace Video.

O lugar onde fica o Palace Video existe na vida real, mas com o nome de Toys Palace e fica no Boulevard Clichy, em Pigalle.

Neste famoso Bouvelard, além do Moulin Rouge, existem muitos sex shops, boates, lojas de lingeries e até um museu do erotismo.

É um passeio um tanto diferente, né?

Endereço: 37, Boulevard de Clichy, 75009 Paris.

CAFÉ DES DEUX MOULIN

No filme, Amélie trabalha como garçonete no Café des Deux Moulin. Várias cenas do filme se passam por aqui.

Devido a isso, é um dos locais mais procurados pelos fãs do longa e, também, um dos mais famosos lugares do filme Amelie Poulain para visitar em Paris.

Leva este nome devido à sua localização próxima a dois famosos moinhos, o Moulin Rouge e o Moulin de la Galette.

Seu interior é composto por um bar com várias mesinhas pequenas.

Será muito prazeroso visitar o Café pois o local te remeterá exatamente ao contagiante e gostoso clima do filme. 

Endereço: Rue Lepic, nº 15, Montmartre, Paris.

STUDIO 28 CINEMA  

Seguindo pela Rue Lepic até entrar na Rue Tholozé você encontrará o Studio 28 Cinema.

No filme, Amélie vai ao cinema de vez em quando, às sextas. “Gosto de observar na escuridão as caras dos outros espectadores. E de notar o pequeno pormenor que mais ninquém verá. Mas odeio nos antigos filmes americanos que os condutores não olhem para a estrada.”

Este era o cinema que Amélie Poulain frequentava.

Endereço: 10 Rue Tholozé, 75018 Paris, França

AU MARCHÉ DE LA BUTTE

Dentre as coisas que Amélie gosta de fazer, ela cultiva um gosto especial pelos pequenos prazeres. Dentre eles, mergulhar a mão bem fundo, em sacas de grãos.

No filme, ela faz isso num mercadinho conhecido como Épicerie Maison Collignon.

A mercearia fica a 5 metros do apartamento de Amélie.

Ela vai lá e acaba ouvindo fofocas do bairro. O jovem funcionário Lucien é um pouco limitado e o dono da mercearia, Sr. Collignon, tira sarro dele, mas Amélie passa a gostar de Lucien. Amélie chega a entrar na casa do sr. Collignon com as chaves que ele esqueceu e prega peças nele trocando algumas de suas coisas.

O local também existe na vida real, com nome distinto: Au Marché de la Butte. Você poderá visitar o local e sentir-se parte do filme.

Endereço: Rue Des Trois Frères, nº 56.

PLACE SAINT-PIERRE

A partir do mercadinho, continue descendo a Rue des Trois Frères depois vire à esquerda na Rue Tardieu e continue até chegar na Place Saint-Pierre.

A praça é bem famosa pois fica aos pés da basílica de Sacré Couer, cartão postal de Paris. Na praça você poderá admirar o simbólico carrossel em conjunto com a Basílica de Sacré Coeur, é claro.

Foi nessa praça que Amélie marcou um encontro com Nino, o jovem de quem ela gosta, criando um caça ao tesouro do carrossel até o mirante que fica em frente à Sacré Coeur. Ele então tem que subir as escadas da Sacré Coeur.

Essa cena foi gravada num dos locais mais lindos da cidade e não poderia faltar na lista de lugares do filme Amelie Poulain para visitar em Paris.

SACRÉ COEUR

lugares do filme amelie poulain para visitar em paris

Ao falar da Place Saint Pierre, acabamos mencionando a Basílica de Sacré Coeur, que também serviu de cenário para o filme o Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

A Basílica dispensa apresentações. Ela é um dos ícones da capital francesa e um dos cenários mais famosos do filme.

Nas escadarias que levam à igreja se desenrola o caça ao tesouro elaborado por Amelie.

Neste local, você terá uma vista privilegiada da cidade de Paris.

RUE SAINT-VINCENT

A Rue Saint Vincent aparece quando Amelie e Nino passeio na motocicleta no finalzinho do filme.

Aviste e caminhe pela charmosa rua, você encontrará o pequeno vinhedo urbano de Montmartre e curtirá todos os detalhes. É muito gostoso passear por ela.

A partir da Rue Saint Vincent prossiga a Estação Lamarck-Caulaincourt.

ESTAÇÃO LAMARCK-CAULAINCOURT

Várias estações do metrô de Paris serviram de cenário para o filme. A Lamarck-Caulingcourt é uma delas.

Durante o longa, nossa protagonista Amélie, determinada, ajuda um senhor cego a atravessar a rua e vai narrando todos os acontecimentos que se passam pelo caminho até chegar na estação.

No final da cena, a reação do cego é de como se voltasse a enxergar. A entrada da estação é muito marcante, vale a pena conhecer pessoalmente.

ESTAÇÃO ABBESSES

Outra estação do metrô que serviu de cenário para o filme, a estação Abbesses, é uma das mais famosas e bonitas da cidade.

Ela é famosa pelo portal vintage e a placa “Metropolitain”, no estilo Art Nouveau, assinado pelo arquiteto Hector Guimard.

É nessa estação que Amélie oferece moedas para um deficiente visual que toca discos em uma vitrola. Por aqui também inicia a trama entre Amélie e Nino, quando ele estava procurando fotografias rasgadas numa cabine de fotos automática.

GARE DE L´EST

Continuando com pelo tour pelas estações de metrô que aparecem no filme, destacamos a Gare de l’Est.

Foi nessa estação que Amélie desvendou o mistério envolvendo a coleção de pedacinhos de fotos rasgadas e reconstruídas de Nino.  Também foi na Gare de l´Est que Amélie Poulain tirou foto em uma cabine fotográfica, sabendo que Nino Quincampoix iria recolher as fotos caídas no chão.

A sala mais visitada é a Pas Perdus (onde fica a cabine fotográfica). Aproveite para conhecer e tirar sua foto também!

CANAL SAINT MARTIN

Saindo da estação Gare de l’Est é só atravessar o Jardin Vilemin e você já verá o Canal Saint-Martin.

A região do Canal Saint Martin é um destino muito popular entre os parisienses e também por turistas que desejam fazer excursão de barco ou admirar a paisagem a partir das eclusas ao longo do canal.

Relembrando as coisas que Amélie Poulain gosta de fazer: “enfiar a mão bem fundo no saco de cereais”; “quebrar a cobertura do crème brulée com a colher” e “jogar pedras no Canal Saint Martin”.

Conheça o Canal e jogue suas pedrinhas também!

Então é isso, esses foram os lugares do filme Amelie Poulain para visitar em Paris. Aproveite 😉

Você sabia que Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

  • Agora que você já conhece lugares do filme Amelie Poulain para visitar em Paris, outra dica valiosa que reforçamos sempre é a importância do Seguro Viagem Internacional. Para cotar o seu, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.

Procurando um hotel? Reserve com o Booking!

  • No Booking.com você encontra acomodações para se hospedar. Em Paris, ele oferece mais de 5.256 hotéis, hostels e apartamentos. No site, você poderá ver a cotação do hotel em reais, reservar sem compromisso e só pagar ao fazer o check in. Faça sua reserva agora mesmo!



VEJA TAMBÉM:

Valéria Durães

A idealizadora e autora do Viajar Paris é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por literatura e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.