Moulin Rouge em Paris: breve história, localização e visita

Saiba mais sobre o Moulin Rouge em Paris, o cabaré mais conhecido do mundo.

Localizado em Pigalle, mais precisamente no Boulevard Clichy, região de agitada vida noturna, repleta de sex shops e lojas de lingerie, o Moulin Rouge é um dos pontos turísticos mais famosos e visitados da capital francesa.

moulin rouge em paris

Neste post vamos falar um pouco de sua história, curiosidades, além de informações sobre localização, horários e como assistir a um espetáculo no neste emblemático cabaré de Paris.

BREVE HISTÓRIA DO MOULIN ROUGE EM PARIS

Sua história começa em 6 outubro de 1889, por iniciativa de dois empresários (já patronos do antigo Paris Olympia) Joseph Oller e Charles Zidler.

O Moulin Rouge revolucionava: em seu interior havia uma gigantesca pista de dança, bandeiras, pequenos palcos e espelhos por toda parte. Por fora, o que chamava (e ainda chama) a atenção era o grande Moinho Vermelho, que deu nome ao cabaré.  

A casa surgia com o objetivo de atrair a elite parisiense para a até então marginalizada região de Montmartre. E a iniciativa deu certo.

Esse tipo de casa-concerto começou a se destacar nas noites parisienses, tornando-se simbolo de mistura social e cultural, já que era frequentado por todo tipo de público: pintores, escritores, boêmios, marginais, trabalhadores, artistas, nobres e aristocratas, que se encontravam na mesma mesa em uma atmosfera alegre e envolvente.

Todos eram atraídos pelos prazeres noturnos, pelos passes de cancan, pelas dançarinas e seus frou-frous e passaram a incluir esse hábito em suas vidas.

Assim, com mais de 125 anos de história e atualmente com cerca de 600 mil visitantes todos os anos, o Moulin Rouge simboliza a noite parisiense, onde, através do marcante espetáculo de cancan e clima boêmio, nos remetemos à uma outra Era: a Belle Époque.




Você conhece a Belle Époque francesa?

A expressão “Belle Époque” significa “Bela Época” e representa uma Era de florescimento total do belo, de inovações e transformações culturais que demonstravam novas formas de pensar e viver.

Esse período de cultura cosmopolita na história europeia começou no final do século XIX, com o fim da Guerra Franco-Prussiana – em 1871 e durou até o início da Primeira Guerra Mundial.

Durante este período de paz entre os países, as pessoas passaram a se dedicar em buscar inovações, no campo tecnológico e cultural, preocupando-se mais com os prazeres e as belezas da vida, como o estilo boêmio e otimista de ser.  

Paris e a França começam a se destacar no cenário mundial, influenciando em diversas áreas como Educação, Ciências, Medicina e Artes.

Algumas inovações que podemos citar que ocorreram nessa Era foram a criação do cinema, através dos irmãos Lumière, a construção da Torre Eiffel, do Casino e do Metrô de Paris, além do surgimento do Impressionismo e da Art Noveau.

Conforme mencionamos, é também durante essa época que começam a abrir os cabarés como o Moulin Rouge, com suas cores vibrantes e estilo de dança marcante.  

HENRI DE TOULOUSE-LAUTREC E O MOULIN ROUGE EM PARIS

Um dos frequentadores mais assíduos do Moulin Rouge era Henri de Toulouse-Lautrec.

O salão, as bailarinas, os frou-frous e o público em geral da casa constituem um dos temas preferidos na obra do pintor francês.

Dentre os vários trabalhos do artista, a mais famosa é a tela “Bal au Moulin Rouge”, ou traduzindo para o português, “Baile no Moulin Rouge”.

Baile no Moulin Rouge, 1890, Henri Toulouse-Lautrec.

Na pintura, Lautrec retrata como eram os bailes que ocorriam no Moulin Rouge: pessoas dançam num grande salão, num clima alegre e descontraído.

FILME DO MOULIN ROUGE – AMOR EM VERMELHO

Para curtir ainda mais tudo que envolve o Moulin Rouge de Paris, sugerimos que você assista ao romance-musical, “Moulin Rouge – Amor em Vermelho”, estrelado por Nicole Kidman e Ewan McGregor.

A história se passa em 1899 e gira em torno de um jovem poeta, Christian (Ewan Mc Gregor), que se muda para Montmartre e é acolhido pelo pintor Toulouse-Lautrec (John Leguizamo) e seus amigos, cujas vidas são centradas no Moulin Rouge – onde Christian conhecerá e se apaixonará por Satine, a mais bela cortesã do cabaré.

É um filme muito gostoso de se assistir antes de viajar a Paris! Recomendamos muito!

Claro que a música “Lady Marmalede”, regravada por de Christina Aguilera, Lil’ Kim, Mya e Pink e que eternizou e divulgou o filme, também é imperdível!

Só tomar cuidado na hora de cantar o refrão dessa música em Paris: “Voulez-vous coucher avec moi (ce soir)?”

Pois é, traduzindo para o português, você estará dizendo “Você quer dormir comigo (esta noite)?”, rs.

VISITA AO MOULIN ROUGE DE PARIS

É claro que dá para visitar apenas a tarde externa do Moulin Rouge, sem entrar para assistir ao espetáculo.

Neste caso, você poderá incluir essa visita ao ilustre Moinho Vermelho no seu passeio pelo bairro de Montmartre. A estação do metrô mais próxima do cabaré é a Blanche.

+ Veja aqui outras opções do que fazer pelo bairro Montmartre em Paris.

ASSISTIR AO ESPETÁCULO FÉERIE NO MOULIN ROUGE

O espetáculo atualmente apresentado no Moulin Rouge, “Féerie”, é formado por um elenco de 80 artistas, incluindo 60 Doriss Girls recrutadas em todo o mundo, com mais de 1.000 fantasias de penas, lantejoulas, sem contar os deslumbrantes cenários, cheio de cores cintilantes e designs exclusivos feitos por artistas italianos.

Essa grande peça em vários atos, com direito à números excepcionais no aquário gigante, pode ser admirada em conjunto com uma degustação gastronômica muito especial.

Ocorrem shows todas as noites, às 21h00 e às 23h00, exceto nos dias 24 e 31 de dezembro, 14 de fevereiro e durante eventos especiais.

+ Procure reservar seu ingresso com antecedência. Garanta seu show com jantar e transporte em ônibus aqui! 

Endereço: 82, Boulevard de Clichy, 75018 Paris, França. 

Como chegar: Pegar o metrô e descer na estação Blanche – o Moulin Rouge estará em frente.




Você sabia que Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

  • Agora que você já sabe tudo sobre o Moulin Rouge em Paris, outra dica valiosa que reforçamos sempre é a importância do Seguro Viagem Internacional. Para cotar o seu, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.

Procurando um hotel? Reserve com o Booking!

  • No Booking.com você encontra acomodações para se hospedar. Em Paris, ele oferece mais de 5.256 hotéis, hostels e apartamentos. No site, você poderá ver a cotação do hotel em reais, reservar sem compromisso e só pagar ao fazer o check in. Faça sua reserva agora mesmo!

VEJA TAMBÉM:


 

Valéria Durães

A idealizadora e autora do Viajar Paris é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por literatura e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Alexandra disse:

    Tenho visto muitos comentários sobre o traje exigido para a entrada no Moulin Rouge. Pode me ajudar especificando que traje é esse, tanto masculino, quanto feminino.

    • Olá Alexandra! Bem vinda ao Viajar Paris. O traje mais recomendado, inclusive para entrar no clima da Belle Époque, é o social. Para homens pode ser, por exemplo, camisa, calça e sapato social. Para mulheres, um vestido preto e sapato. Da para ir de calça social, camisa e sapato também, é claro! Não precisa exagerar, o que não recomendamos é ir muito esportivo pois as pessoas costumam ir mais elegantes, ok? Espero ter ajudado. Faça uma excelente viagem. 🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.