Montmartre e Pigalle em Paris: o que fazer nos bairros

Confira os principais pontos de interesse no bairro de Montmartre em Paris.

Localizado no 18º arrondissement, o distrito de Montmartre em Paris era importante ponto de encontro de artistas e intelectuais.

Muito famoso pela sua animada vida noturna, a região fica na parte mais alta da cidade, no topo da colina, onde é muito comum contemplar uma bela vista de Paris.

Modelos, bailarinas e pintores como Degas, Cézanne, Monet, Van Gogh, Renoir e Toulousse-Lautrec frequentavam-no contribuindo para criar um clima de vida bastante libertária. 

montmartre em paris

Hoje, as suas ruas ainda se animam com artistas de rua, antigos lugares famosos, restaurantes, bares e cabarés.

Acesso ao bairro de Montmartre pelos metrôs: Abbesses, Anvers, Blance, Lamarck-Coulaincourt, Porte de la Villettre, Porte de Clignacourt.

Muitos são os motivos para que você reserve uma manhã, tarde ou noite para conhecer o charmoso e boêmio bairro de Montmartre em Paris. Neste artigo, pretendemos demonstrar apenas algumas das imperdíveis atrações na região.

Uma forma bem gostosa de conhecer Montmartre é caminhando e se perdendo em suas ruas íngremes e escadarias, encontrando vários prédios velhinhos, lojinhas e cafés. 

Vale lembrar que Montmartre é um bairro mais afastado do centro de Paris, portanto, é importante se planejar para conhecê-lo com calma.

Em nossos roteiros sempre indicamos desfrutar dessa elegante região da cidade luz. 

Confira a seguir os principais pontos de interesse em Montmartre em Paris:

Basílica de Sacré Couer

sacre-coeur

A igreja dedicada ao Sagrado Coração de Jesus é um dos locais mais visitados em Paris e o principal símbolo do bairro de Montmartre.

A melhor vista das cúpulas e torres da Sacré Coeur é dos jardins abaixo dela. 

A arquitetura da basílica é inspirada na arquitetura romana e bizantina que influenciou diversos edifícios religiosos do século XX.

Endereço: Montmartre, 22, Rue du Chevalier de la Barre, Montmartre, 75018.
Metrô: Anvers.

Le Mur des Je t’aime 

Muito próximo a estação Abbesses, encontra-se o muro dos ‘eu te amo’ (“le mur des je t’aime”), como o próprio nome diz, é um muro com vários “eu te amo”, escritos em mais de 300 idiomas!

Muito lindo! Vale a visita!

Se quiser fazer um tour virtual, acesse este Site Oficial (ih, rimou!)

Endereço: Praça Jean Rictus, 75018, Montmartre, Paris.

Metrô: Abbesses

Place du Tertre

place-du-tertre

É uma praça muito animada e com vibração muito gostosa.

Lá existem muitos artistas de rua que pintam retratos de Paris e desenham caricaturas dos turistas, mantendo a essência artística e boêmia do bairro de Montmartre.

Imperdível ! 

Place Marcel Aymé – Le Passe-Muraille

A Place Marcel Aymé conta com uma escultura em homenagem ao romancista e contista francês, Marcel Aymé.

A obra chama a atenção de quem passa pela Rue Norvins e se deparada com um homem atravessando o muro. Essa interessante escultura foi feita em razão do conto mais famoso de Aymé, “Le Passe-Muraille” – em português “O Passa Paredes”. No conto, o personagem principal, Garou-Garou, tem a incrível habilidade de atravessar paredes. A escultura retrata a cena final, quando Garou-Garou fica preso num muro que tentava atravessar. É bem interessante!

Endereço: Place Marcel Aymé, 75018, Paris, França – Rue Norvins

Place Dalida

A Place Dalida é outro ponto turístico de Montmartre em Paris com visual pra lá de especial e que merece ser visitado.

Em 1997, no cruzamento das ruas Girardon e Abreuvoir, o “Butte Montmartre” foi reinaugurado com o nome de Place Dalida (Praça Dalida) e um busto de Dalida foi colocado ali. 

Dalida foi uma cantora, dançarina, modelo e atriz ítalo-egípcia, que mais tarde se naturalizou francesa. Algumas músicas famosas que podemos citar são “Il venait d’avoir 18 ans”, “Paroles, paroles” e “Je suis malade”.

Ela vendeu mais de 170 milhões de cópias, recebeu 90 discos de ouro e foi a primeira cantora a receber um Disco de Diamante.

Dalida acabou se suicidando em 1987, aos 54 anos, deixando uma nota aos fãs “Pardonnez-moi, la vie m´est insupportable” (“Me perdoem, a vida se tornou insuportável para mim”)

Além da escultura que em homenagem à cantora, na Rue de l´Abreuvoir – você conhecerá uma das ruas mais queridas dos fotógrafos, graças a sua bela vista, com ângulo diferente para a Basílica Sacré Coeur.

+ A cantora Dalida está em nossa Playlist de músicas francesas com a canção “Paroles, Paroles”, confira aqui!

Endereço: Place Dalida e Rue de l´Abreuvoir, 75018 Paris, França.

Vinhedo de Montmartre (Vignes du Clos Montmartre)

By Son of Groucho from Scotland (Clos Montmartre 1Uploaded by paris 17) [CC BY 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons   

Finalizando a parte de Montmartre em Paris, decidimos incluir um local bem charmoso, romântico e um pouco afastado do lado mais turístico do bairro.

A Rue Saint-Vincent é muito bonita, calma, com bela arquitetura, casas com flores nas janelas e por aqui também está o Vinhedo de Montmartre, que preserva o antigo clima rural da Colina.

Vale desviar o foco da Sacré Coeur para conhecer esse lado de Paris, que com certeza vai te surpreender positivamente!

Endereço: Rue des Saules, 75018, Paris, França.

Boulevard de Clichy

O boulevard de Clichy já faz parte da região de Pigalle.

Neste famoso bouvelard existem muitos sex shops, boates, lojas de lingeries e um museu diferente e divertido: o Museu do Erotismo (Musée de l´Erotisme), onde o visitante poderá conhecer esculturas e brinquedos sexuais.

Outras atrações são o Moulin Rouge e o Café des Deux Moulins. 

Moulin Rouge

É também na Boulevard Clichy que se encontra o Moulin Rouge, um cabaré tradicional de Paris e o segundo cartão postal da região de Montmartre, atrás somente da Basílica de Sacré Coeur.

Foi inaugurado em 1889 e hoje é uma casa de shows, onde é possível jantar e assistir a um espetáculo do famoso cancan francês.

moulin-rouge

+ Confira nosso post sobre a história do Moulin Rouge e da Belle Époque francesa!

Endereço: 82, Boulevard de Clichy, 75018, Pigalle, Paris, França
Metrô: Blanche

+ Uma boa opção é sair do Brasil já com transporte, show e jantar garantidos para o show de cancan no Moulin Rouge. Saiba mais.

Café des Deux Moulins 

cafe-deux-moulins

É verdade que o bairro de Montmartre em Paris também é conhecido como “O bairro da Amélie”.

Até por isso, não podia faltar em nossa lista o Café des Deux Moulins. 

Este bar é um ponto muito procurado e super indicado para fãs de cinema.

O local ganhou fama devido ao filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, pois é lá que a personagem principal, Amélie Poulain, trabalha.

+ Saiba mais sobre o local lendo um post especial que fizemos somente sobre o Café des Deux Moulins.

Endereço:15, Rue Lepic, 75018, Montmartre, Paris, França.

Finalizando esse post, sugiro que você veja o pequeno roteiro que fizemos pelo bairro de Montmartre em Paris no Google Maps.

Se você gostou de Montmartre em Paris, pode se interessar também pelo Quartier Latin, Saint German des PrésMarais.

Até a próxima! 😉

+ Ile de la Cité em Paris: o que fazer no  bairro?
+ Île Saint Louis em Paris: o que fazer no bairro

 Você sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa? 

Agora que você já sabe o que fazer em Montmartre em Paris, não deixe de cotar seu Seguro Viagem Internacional, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.




VEJA TAMBÉM: 

Valéria Durães

A idealizadora e autora do Viajar Paris é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por literatura e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Você pode gostar...

13 Resultados

  1. maria mercedes nobre disse:

    Chegarei a Paris por volta de 14 horas e ficarei em Batignolles (17ème arrond). Escolhi começar minha viagem por Montmartre por ser mais próximo do meu hotel. Que acha? Tenho lido que o bairro é meio perigoso para mulheres desacompanhadas, (vou viajar com minha filha adulta). É verdade? Mesmo assim gostaria de ir pelo menos ao Sacre´Coeur. Suas informações me foram úteis, copiei os endereços, etc. Espero sua opinião.

    • Valéria Durães disse:

      Olá, como vai? Que bom que as informações estão ajudando. Fico feliz! Vamos lá! Montmartre é um bairro afastado do centro de Paris, mas histórico e muito lindo de se conhecer – digo a você que é imperdível e um dos melhores passeios em Paris. Você só precisa ficar atenta aos golpes nas escadarias da Sacré Coeur e mais precisamente com a região de Pigalle – onde fica o Moulin Rouge. Esse local é cheio de sex shops e a noite é mal frequentado, por assim dizer… prefira conhecer a região pela parte da manhã e no máximo até a tardezinha… a noite, acaba que tendo menos turistas e para duas mulheres sozinhas, pode ficar mais perigoso sim, é verdade! Acho que está certa em começar seus passeios por Montmartre! Aproveite !

  2. Maria Mercedes Nobre disse:

    Merci beaucoup, Valéria. Votre blog est formidable. Les informations a eté trop utiles. Au revoir.

  3. Camila disse:

    Que charmossos esses bairros! Adorei o post 🙂

  4. Olá! Mês passado comecei a esboçar um roteiro em Paris, se já tivesse visto seu post antes… Mas adorei as informações com as atrações desses bairros. bjs

  5. Montmartre é um dos meus lugares preferidos de Paris. Cheio de história e de paisagens e monumentos que valem a pena.

  6. Gil Sousa disse:

    Paris foi o meu primeiro destino internacional 🙂 Adorei visitar, mas já lá vão 20 anos desde a minha primeira viagem de avião…

  7. É uma cidade brutal. Uma cidade que respira cultura, arte. Espero voltar em breve, já lá não vou há alguns anos, a última ainda foi nos anos 90 hehehe

  8. cynara00 disse:

    Amo essa região, ano passado quando fomos à Paris o dia que havíamos reservado para subir as ladeiras de Montmartre estava bem chuvoso, mas mesmo assim fomos, nos perdemos pelas ladeiras e aproveitamos um bocado. É um lugar que sempre merece ser visitado.

  9. NiKi Verdot disse:

    Ai eu adoro Montmartre! Esse bairro é realmente lindo e uma delícia. Mas fiquei besta aqui que nunca vi essa escultura em homenagem ao Marcel Aymé. Mutio bacana. Na próxima vez que passar por Paris vou procurar! 🙂

  10. Lulu Freitas disse:

    Vou para Paris em julho e esse post chegou na hora certa. Adorei as dicas! Estou louca para tirar fotos no muro do “eu te amo”.

  11. Montmartre é um dos meus bairros preferidos, além de incrível cheio de coisas pra se fazer é muito charmoso, mesmo com a bagunça generalizada, adoro as feirinhas e principalmente as luzes à noite!

  12. Juliana Moreti disse:

    Fantàstico!
    Montmartre, assim como Pigalle foram os dois bairros que mais gostei e visitei. As escadarias da Basílica de Sacré Couer serviam para me aquecer no inverno! Sempre que podia, dava uma esticadinha até là!
    🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.