Saint Germain des Prés em Paris: o que fazer no bairro

Confira os principais pontos de interesse em Saint Germain des Prés em Paris.

Localizado no 6º arrondissement, o bairro Saint Germain des Prés em Paris tornou-se famoso durante os anos 20, sobretudo pelos seus cafés, que era lugar de encontro de poetas, artistas e intelectuais.

Charmoso e elegante, St Germain é animado por cafés, boutiques, cinemas, locais típicos, livrarias, editoras e galerias de arte.

saint germain des prés em paris

Entre os edifícios, monumentos e locais de maior interesse, destacam-se a Église Saint Germain des Prés, o Boulevard Saint Germain e os famosos cafés antigamente frequentados por filósofos e escritores: Les Deux Magots e Café de Flore.

Acesso à Saint Germain des Prés pelos metrôs: Saint Sulpice, Mabillon, Odéon e Saint Germain des Prés.

Muitos são os motivos para que você reserve uma manhã, tarde ou noite para conhecer Saint Germain des Prés em Paris. Neste artigo, pretendemos demonstrar apenas algumas das imperdíveis atrações na região.

Esta é uma área bem centralizada e em nossos roteiros sempre indicamos desfrutar dessa charmosa região da capital francesa.

Também indicamos aqui que você se hospede no bairro para aproveitar o que há de melhor na cidade luz.

Confira a seguir os principais pontos de interesse em Saint Germain des Prés em Paris:

Théâtre National de l’Odeon ou Théâtre de l’Europe

Este teatro de estilo neoclássico foi construído em 1779. Depois da Segunda Guerra especializou-se na produção de dramas contemporâneos e era o mais bem frequentado de Paris. Foi inaugurado em 1782 pela rainha Maria Antonieta. Em 1990, o teatro foi renomeado passando a se chamar Théâtre de l’Europe.

Endereço: 1 Place Paul-Claudel.

Metrô: Odéon ou Luxembourg.

Place Saint Sulpice

A praça Saint Sulpice ficou famosa por aparecer em vários filmes franceses. Ela foi construída na segunda metade do século XVIII.  

O destaque vai para a fonte conhecida como Fontaine des Quatre Points Cardinaux. Aqui também ocorre com frequencia feiras de antiguidades e de livros. 

Église Saint-Sulpice

A Igreja de Saint-Sulpice localiza-se na praça de mesmo nome.

Ela abriga em seu interior um sistema de determinação astronômica dos equinócios desenhados por Henry Sully que ficou muito conhecido graças ao livro e filme “O Código Da Vinci”. 

Endereço: 2, Rue Palatine, 75006, Paris, França.

Metrô: Saint Sulpice. 




Église de Saint Germain des Prés

Visitar a Igreja Saint Germain des Prés é um passeio imperdível pelo bairro. 

Primeiro, porque esta é a igreja mais antiga de Paris, com origem datada em 542. Segundo, porque todo o bairro se desenvolveu ao redor dela, sendo este o seu verdadeiro coração e o principal símbolo da região. 

Endereço: 3, Place St Germain des Prés, 75006, Paris, França.

Les Deux Magots

O café é muito famoso por ter sido frequentado por Ernest Hemingway, filósofos existencialistas e autores dos anos 50.

O nome “Les Deux Magots” vem das duas estátuas de madeira de comerciantes chineses (magots) que enfeitam um dos pilares.

Hoje, a clientela mais comum é formada por escritores e, principalmente, turistas. 

É muito gostoso visitá-lo, além de oferecer bons snacks, bebidas, cafés e chocolates, é um local histórico. 

Endereço: 170, Boulevard St Germain.

Metrô: Saint Germain des Prés.

Café de Flore

O Café de Flore é um dos mais famosos cafés de Paris. Assim como todo o bairro, após a Segunda Guerra Mundial, passou a ser muito frequentado pelos filósofos e intelectuais.

Aqui era o local de encontro de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir com seus companheiros.

Endereço: 172, Boulevard St-Germain.

Metrô: Saint Germain des Prés.

Brasserie Lipp

Mais um local famoso da região de Saint Germain des Prés.

A Brasserie Lipp, inaugurada no século XIX combina cerveja, chucrute e salsichas. Foi fundada por um refugiado da região da Alsácia.

Popular entre políticos e artistas, é considerada brasserie parisiense por excelência. Seu interior é alegre, com azulejos de cerâmica pintados de pássaros.

Endereço: 151, Boulevard St-Germain.

+ Você sabe a diferença entre café, brasserie, bistrot e restaurant? Confira neste post.

Rue de Rennes

A Rue de Rennes é bem conhecida em Paris, sua extensão passa por mais de um bairro, dentre eles Saint Germain. É um local muito interessante para passear, muito agradável e charmoso e com muitas lojinhas interessantes para olhar.





Museu Eugène Delacroix

É um museu de arte dedicado ao pintor Eugène Delacroix (1798/1863), criado em sua antiga residência.

Atualmente, alberga vários esboços, desenhos e pinturas do artista. Mas, para além disso, o museu conserva uma série de objetos  pessoais de Delacroix, além da exibição de pinturas do inicio de sua carreira, incluindo desenhos, primeiras pinturas sobre Capela de Saint Anges e da Igreja Saint Sulpice, mas também desenhos de amigos e colegas de Delacroix: Lassalle-Bordes, Huet, Poterlet, Saint-Marcel, Colin.

Endereço: 6, Rue de Furstenberg, 75006, Paris, França.

Metrô: Saint Germain des Prés.

Le Procope

O Le Procope, fundado em 1686, é o mais antigo café-restaurante de Paris e fica no coração de Saint Germain des Prés.

Como vários outros cafés da região, este também era ponto de encontro de artistas, intelectuais e políticos. Alguns clientes ilustres: Napoleão Bonaparte, Voltaire, Diderot, Jean Jacques Rousseau e Robespierre.

Endereço: 13, Rue de l’Ancienne Comédie.

Boulevard Saint Germain

Cafés, boutiques, cinemas, restaurantes e livrarias caracterizam a principal rua da margem esquerda do Sena.

Com mais de 3 km de extensão, é a rua mais famosa da margem esquerda do Sena. É mais um ótimo lugar para caminhar por Paris. 

Metrô: Solferino, Rue du Bac ou Saint Germain des Prés.




L’Institute de France

Atual sede da Academia de Letras Francesa, foi construído em 1688 para ser um palácio, sendo doado ao Instituto em 1805. 

Além da arquitetura belíssima, o Instituto compreende as seguintes academias: Académie Francaise, que é a mais famosa, Académie des Inscriptions et Belles-Lettres, Académie des Sciences, Académie des Beaux-Arts, e a Académie des Sciences Morales et Politiques.

Endereço: 23, Quai de Conti.

Metrô: Pont-Neuf.

Pont des Arts

A Pont des Arts ficou famosa pelos cadeados do amor que muitos turistas colocavam com seus nomes e jogavam as chaves no Rio Sena. Ela tinha um ar bem romântico, muitos casais apreciavam a belíssima vista para a Île de la Cité ao som do típico acordeon francês, geralmente tocado por algum artista de rua. Ali também é um comum lugar para um bom picniq, etc. 

Atualmente, a Ponte das Artes tem um visual bem diferente daquele que a fez ficar famosa.

Devido ao peso dos cadeados, a ponte chegou a ceder. A partir dali, a Prefeitura de Paris retirou todos os cadeados e substituiu por arte moderna. Ainda é uma visita que vale a pena, seja pelo visual, seja pela história.


OUTROS LUGARES EM SAINT GERMAIN DES PRÉS EM PARIS:

Ladurée 

A Ladurée é uma tradicional e conhecida pâtisserie francesa. Além de ser muito bonita, aqui vende o mais famoso macarron de Paris, considerado um dos melhores. O local também conta com várias opções de doces, chá, café e chocolate quente.

Endereço: 21, Rue Bonaparte, 75006, Paris, França.

Boulangerie Poilâne

A Poilâne é uma boulangerie francesa e também muito famosa. Aqui são produzidos delicosos pães, baguetes, croissaints, etc.

Endereço: 8, Rue du Cherche-Midi.

Finalizando esse post, sugiro que você veja o pequeno roteiro que fizemos pelo bairro de Saint Germain des Prés em Paris no Google Maps:

Se você gostou de Saint Germain des Prés, pode se interessar também pelo Marais, Quartier Latin e Montmartre.

Até a próxima! 😉

+ Île Saint Louis em Paris: o que fazer no bairro

+ Île de la Cité em Paris: o que fazer no bairro

 Você sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa? 

Agora que você já sabe o que fazer em Saint Germain des Prés em Paris, não deixe de cotar seu Seguro Viagem Internacional, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.




VEJA TAMBÉM: 

Valéria Durães

A idealizadora e autora do Viajar Paris é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por literatura e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Nice disse:

    Que delícia poder rever esses lugares em Paris. As informações foram muito boas desde a chegada ao aeroporto. Adorei. Obrigada.

  1. 31/08/2021

    […] você gostou da Île de la Cité pode se interessar também pelo Quartier Latin, Saint Germain des Prés e […]

  2. 25/01/2023

    […] desse gostoso passeio, nossa sugestão é que pegue um metrô para Saint Germain des Prés (é também o nome da estação do metrô em que você deve […]

  3. 25/01/2023

    […] no charmoso bairro Saint-Germain-des-Prés, o Café de Flore se tornou um dos mais tradicionais cafés de […]

  4. 09/02/2023

    […] Saint Germain des Prés em Paris: o que fazer no bairro […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.