Marais em Paris: o que fazer no bairro

Confira os principais pontos de interesse no Marais em Paris.

Vamos falar de um dos bairros mais queridos: Le Marais em Paris (se pronuncia “Marré”).

Localizado no 3º e 4º arrondissements, na margem direita do rio Sena, o Marais é uma região maravilhosa!

marais em paris

Várias são as atrações que encantam, seja seus restaurantes, comércio, museus ou praças.

Indicamos que você dedique uma manhã, tarde ou noite para conhecer um pouco da região. Se puder ficar mais tempo, melhor ainda!

Aos domingos, enquanto o resto da cidade fica mais tranquilo, no Marais vê-se muito mais agito ! Este é o bairro bem turístico e ideal para quem busca vida noturna, diversidade cultural, boa gastronomia, compras e locais históricos.

Vamos aos detalhes? 

MARAIS E ALTO MARAIS EM PARIS

Le Marais guarda muito da velha Paris, pois fica situado numa região bem central. Era o bairro da nobreza, que habitou aqui até finais do século XIX. Várias casas suntuosas foram construídas entre os séculos XIII e XIV, são os chamados “hôtels particuliers”. 

Para melhor aproveitar o que o bairro tem a oferecer, é interessante saber que ele pode ser dividido em Marais (4º arrondissement) e Alto Marais (3º arrondissement). 

MARAIS EM PARIS 

Essa parte é a mais turística. Fica no 4º arrondissement e é onde se encontra a comunidade judia da cidade. Também é o point gay das noites de Paris.

Sendo assim, é comum encontrar bandeiras coloridas, barzinhos e boates no estilo LGBT, o que torna o lugar ainda mais interessante!

A seguir, separamos os principais pontos de interesse no Le Marais em Paris:

Place des Vosges

É a principal atração turística, pois trata-se de uma das praças mais bonitas de Paris. 

Construída no século XVII, a Place des Vosges serviu de modelo à construção de outras praças parisienses famosas, como a Place de Dauphine, a Place Vendôme e a Place de la Concorde.

É muito fácil se apaixonar por essa praça, pois é de uma simetria perfeita, com jardins, fontes belíssimas e bem cuidadas. 

Maison de Victor Hugo

Victor Hugo, autor de Os Miseráveis, morou no número 6 da Place des Vosges. Hoje, o local virou sede de um museu dedicado à sua vida e obra.

Para visitar, programe-se: abre de terça à domingo, entre as 10:00 até as 18:00. 

+ Gosta de Victor Hugo? Confira nosso post com suas frases mais marcantes! 

Hôtel de Ville

Hôtel de Ville é onde funciona a sede do Conselho Municipal de Paris.

O prédio é uma reconstituição feita no século XIX da Prefeitura do século XVII, que foi incendiada em 1871.

A praça era o local mais frequente de execuções na forca ou na fogueira, entre outras.

Já vale a visita pela história e pela arquitetura, não é mesmo?

Centro Pompidou

Ah, o Centro Pompidou.

É uma jóia no Marais e tem tudo a ver com o que o bairro oferece.

O Centro Pompidou ou Beaubourg, como é conhecido, é o museu mais visitado do Marais.

Trata-se de um complexo onde se encontram o Museu Nacional de Arte Moderna (MNAM), a Biblioteca Pública de Informação (BPI) e o Instituto de Pesquisas Musicais (IRCAM).

A construção tem uma proposta contemporânea em meio à arquitetura histórica da cidade, por isso seu edifício já é uma obra de arte: um enorme e moderno prédio, com tubulações coloridas aparentes. Atualmente é considerado um dos mais importantes monumentos arquitetônicos do século XX.

A instituição conta com uma imensa, farta e confortável biblioteca que acomoda até 2 mil pessoas, diversas galerias dedicadas a exposições temporárias, cinema, sala de concertos, além de um acervo de mais de 60 mil obras, entre pinturas, fotográficas e audiovisuais.

Endereço: Place Georges Pompidou, 75004, Paris, França.

L’As du Falafel

Exatamente onde fica o núcleo judeu de Paris, você encontrará alguns locais que vendem falafel e o destaque vai para o mais famoso da cidade: o L’As du Falafel.

Quem visita o bairro, precisa experimentar.

Endereço: 34, Rue des Rosiers

Enfim, esses são os pontos que mais se destacam no 4º arrondissement, mas a dica é que você visite tudo sem pressa, aproveitando cada lojinha, cada hôtel particulier e apaixonando-se por seus detalhes. 

Continuando nossos comentários, é hora de destrinchar o Alto Marais. 

+ Fizemos um post com opções de Hotéis do Marais para se hospedar em Paris, não deixe de conferir !

ALTO MARAIS EM PARIS

Quem busca uma área mais sofisticada e menos turística, ficará encantado com o Alto Marais, no 3º arrondissement.

Confira a seguir os principais pontos de interesse no Alto Marais em Paris:

Museu Picasso

É no Alto Marais que fica o Museu Picasso, fundado em 1985 e reinaugurado em 2014, consagrado à obra de Pablo Picasso.

O museu é considerado pequeno, contudo, são mais de 5 mil obras mostrando todas as fases de Picasso, com todas as mudanças e genialidades do artista.

No museu é possível encontrar também obras de grandes mestres da pintura que faziam parte de coleção particular de Picasso. São quadros de Cézanne, Gauguin, Matisse, Renoir, Braque, Modigliani, Miró, dentre outros.

Endereço: 5, Rue de Thorigny, Paris, França.

Marché des Enfants Rouges

Outro ponto do Alto Marais em Paris é a Marché des Enfants Rouges, uma espécie de feira, onde os parisienses almoçam aos sábados. Se estiver por lá, não deixe de visitar.
Endereço: 39 rue de Bretagne, Paris.

E ainda, na rue de Bretagne, existe um comércio de bairro muito legal, com cafés, padarias, chocolaterias, queijarias, dentre outros. É bem bacana! 

Museu Carnavalet


O Carnavalet é um museu dedicado à preservação da história de Paris desde suas origens até os dias de hoje.

Sua exposição traz uma grande variedade de peças, desde relíquias arqueológicas até objetos do cotidiano, passando por mobiliário, maquetes de arquitetura, pinturas, esculturas e outros objetos de arte. Lá também fica uma coleção maravilhosa sobre a Revolução Francesa.

É possível consultar as coleções expostas clicando aqui

Além do mais, a entrada ao museu é gratuita e o local é pouco assediado pelos turistas.

Endereço: 23 rue de Sévigné, Paris, França.

Rue Rivoli

A Rue Rivoli é uma das mais importantes ruas voltadas para compras de Paris, com excelentes lojas como Sephora, Forever 21, Mango, H&M, Zara, GAP, dentre outras.

Para quem gosta de compras, destacamos a BHV, na Rue Rivoli.

Talvez você ainda não tenha ouvido falar, mas é uma loja de departamentos menos turística e menos conhecida que a Printemps e a Galeries Lafayette.

Endereço: 52, rue de Rivoli.

Finalizando, podemos dizer que Le Marais, além de ser uma região histórica, é também um bairro super jovem, cool e diversificado que atrai pessoas de todas as idades, gêneros e nacionalidades.

Assim como todos nós, você vai se encantar por essa região! 

Abaixo traçamos uma pequena rota nos principais pontos de interesse que mencionamos no Marais:

Se você gostou do Marais, pode se interessar também pelo Quartier Latin, Saint German des Prés e Montmartre.

Agora que já sabe o que fazer no Marais em Paris, aproveite e siga-nos no Face e fique por dentro de todas as nossas novidades! 😉

Você sabia que Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

  • Agora que já sabe o que fazer no Marais em Paris, outra dica valiosa que reforçamos sempre é a importância do Seguro Viagem Internacional. Para cotar o seu, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.

Procurando um hotel? Reserve com o Booking!

  • No Booking.com você encontra acomodações para se hospedar. Em Paris, ele oferece mais de 5.256 hotéis, hostels e apartamentos. No site, você poderá ver a cotação do hotel em reais, reservar sem compromisso e só pagar ao fazer o check in. Faça sua reserva agora mesmo!



VEJA TAMBÉM:

Valéria Durães

A idealizadora e autora do Viajar Paris é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por literatura e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.