Moulin Rouge em Paris: breve história, localização e visita
Saiba mais sobre o Moulin Rouge em Paris, o cabaré mais conhecido do mundo.
Localizado em Pigalle, mais precisamente no Boulevard Clichy, região de agitada vida noturna, repleta de sex shops e lojas de lingerie, o Moulin Rouge é um dos pontos turísticos mais famosos e visitados da capital francesa.
Neste post vamos falar um pouco de sua história, curiosidades, além de informações sobre localização, horários e como assistir a um espetáculo no neste emblemático cabaré de Paris.
BREVE HISTÓRIA DO MOULIN ROUGE EM PARIS
Sua história começa em 6 outubro de 1889, por iniciativa de dois empresários (já patronos do antigo Paris Olympia) Joseph Oller e Charles Zidler.
O Moulin Rouge revolucionava: em seu interior havia uma gigantesca pista de dança, bandeiras, pequenos palcos e espelhos por toda parte. Por fora, o que chamava (e ainda chama) a atenção era o grande Moinho Vermelho, que deu nome ao cabaré.
A casa surgia com o objetivo de atrair a elite parisiense para a até então marginalizada região de Montmartre. E a iniciativa deu certo.
Esse tipo de casa-concerto começou a se destacar nas noites parisienses, tornando-se simbolo de mistura social e cultural, já que era frequentado por todo tipo de público: pintores, escritores, boêmios, marginais, trabalhadores, artistas, nobres e aristocratas, que se encontravam na mesma mesa em uma atmosfera alegre e envolvente.
Todos eram atraídos pelos prazeres noturnos, pelos passes de cancan, pelas dançarinas e seus frou-frous e passaram a incluir esse hábito em suas vidas.
Assim, com mais de 125 anos de história e atualmente com cerca de 600 mil visitantes todos os anos, o Moulin Rouge simboliza a noite parisiense, onde, através do marcante espetáculo de cancan e clima boêmio, nos remetemos à uma outra Era: a Belle Époque.
Você conhece a Belle Époque francesa?
A expressão “Belle Époque” significa “Bela Época” e representa uma Era de florescimento total do belo, de inovações e transformações culturais que demonstravam novas formas de pensar e viver.
Esse período de cultura cosmopolita na história europeia começou no final do século XIX, com o fim da Guerra Franco-Prussiana – em 1871 e durou até o início da Primeira Guerra Mundial.
Durante este período de paz entre os países, as pessoas passaram a se dedicar em buscar inovações, no campo tecnológico e cultural, preocupando-se mais com os prazeres e as belezas da vida, como o estilo boêmio e otimista de ser.
Paris e a França começam a se destacar no cenário mundial, influenciando em diversas áreas como Educação, Ciências, Medicina e Artes.
Algumas inovações que podemos citar que ocorreram nessa Era foram a criação do cinema, através dos irmãos Lumière, a construção da Torre Eiffel, do Casino e do Metrô de Paris, além do surgimento do Impressionismo e da Art Noveau.
Conforme mencionamos, é também durante essa época que começam a abrir os cabarés como o Moulin Rouge, com suas cores vibrantes e estilo de dança marcante.
HENRI DE TOULOUSE-LAUTREC E O MOULIN ROUGE EM PARIS
Um dos frequentadores mais assíduos do Moulin Rouge era Henri de Toulouse-Lautrec.
O salão, as bailarinas, os frou-frous e o público em geral da casa constituem um dos temas preferidos na obra do pintor francês.
Dentre os vários trabalhos do artista, a mais famosa é a tela “Bal au Moulin Rouge”, ou traduzindo para o português, “Baile no Moulin Rouge”.

Baile no Moulin Rouge, 1890, Henri Toulouse-Lautrec.
Na pintura, Lautrec retrata como eram os bailes que ocorriam no Moulin Rouge: pessoas dançam num grande salão, num clima alegre e descontraído.
FILME DO MOULIN ROUGE – AMOR EM VERMELHO
Para curtir ainda mais tudo que envolve o Moulin Rouge de Paris, sugerimos que você assista ao romance-musical, “Moulin Rouge – Amor em Vermelho”, estrelado por Nicole Kidman e Ewan McGregor.
A história se passa em 1899 e gira em torno de um jovem poeta, Christian (Ewan Mc Gregor), que se muda para Montmartre e é acolhido pelo pintor Toulouse-Lautrec (John Leguizamo) e seus amigos, cujas vidas são centradas no Moulin Rouge – onde Christian conhecerá e se apaixonará por Satine, a mais bela cortesã do cabaré.
É um filme muito gostoso de se assistir antes de viajar a Paris! Recomendamos muito!
Claro que a música “Lady Marmalede”, regravada por de Christina Aguilera, Lil’ Kim, Mya e Pink e que eternizou e divulgou o filme, também é imperdível!
Só tomar cuidado na hora de cantar o refrão dessa música em Paris: “Voulez-vous coucher avec moi (ce soir)?”
Pois é, traduzindo para o português, você estará dizendo “Você quer dormir comigo (esta noite)?”, rs.
VISITA AO MOULIN ROUGE DE PARIS
É claro que dá para visitar apenas a tarde externa do Moulin Rouge, sem entrar para assistir ao espetáculo.
Neste caso, você poderá incluir essa visita ao ilustre Moinho Vermelho no seu passeio pelo bairro de Montmartre. A estação do metrô mais próxima do cabaré é a Blanche.
+ Veja aqui outras opções do que fazer pelo bairro Montmartre em Paris.
ASSISTIR AO ESPETÁCULO FÉERIE NO MOULIN ROUGE
O espetáculo atualmente apresentado no Moulin Rouge, “Féerie”, é formado por um elenco de 80 artistas, incluindo 60 Doriss Girls recrutadas em todo o mundo, com mais de 1.000 fantasias de penas, lantejoulas, sem contar os deslumbrantes cenários, cheio de cores cintilantes e designs exclusivos feitos por artistas italianos.
Essa grande peça em vários atos, com direito à números excepcionais no aquário gigante, pode ser admirada em conjunto com uma degustação gastronômica muito especial.
Ocorrem shows todas as noites, às 21h00 e às 23h00, exceto nos dias 24 e 31 de dezembro, 14 de fevereiro e durante eventos especiais.
Endereço: 82, Boulevard de Clichy, 75018 Paris, França.
Como chegar: Pegar o metrô e descer na estação Blanche – o Moulin Rouge estará em frente.
Agora que você já sabe tudo sobre o Moulin Rouge em Paris, outra dica valiosa que reforçamos sempre é a importância do Seguro Viagem Internacional. Para cotar o seu, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.
VEJA TAMBÉM:
Tenho visto muitos comentários sobre o traje exigido para a entrada no Moulin Rouge. Pode me ajudar especificando que traje é esse, tanto masculino, quanto feminino.
Olá Alexandra! Bem vinda ao Viajar Paris. O traje mais recomendado, inclusive para entrar no clima da Belle Époque, é o social. Para homens pode ser, por exemplo, camisa, calça e sapato social. Para mulheres, um vestido preto e sapato. Da para ir de calça social, camisa e sapato também, é claro! Não precisa exagerar, o que não recomendamos é ir muito esportivo pois as pessoas costumam ir mais elegantes, ok? Espero ter ajudado. Faça uma excelente viagem. 🙂