Visita ao Palácio de Versalhes nos arredores de Paris

Programe sua visita ao Palácio de Versalhes com nossas dicas e informações. 

O Chatêau de Versailles é um Castelo Real, localizado na cidade de mesmo nome e fica a cerca de 20 km de distância de Paris.

No lugar de uma modesta cabana de caça de seu pai, o rei Louis XIV ergueu o maior Castelo da Europa, onde viviam na época, cerca de 20 mil pessoas.  

Quem conhece seu interior ou passeia por seus vastos jardins entenderá por que ele foi a glória do reinado do Rei Sol.

Nele se encontram ilustres monumentos do patrimônio mundial e que constituem a mais bela e mais completa realização de arte francesa do século XVII. 

A cidade de Versalhes foi edificada em torno do Castelo, sendo este um dos pontos turísticos mais visitados da França, recebendo em média 8 milhões de turistas por ano.

visita ao palácio de versalhes

A visita ao Palácio de Versailles é um dos passeios mais gostosos de fazer na região de Paris: fica bem pertinho e é uma atração muito fácil e barata de fazer.

Desde 1682 até 1789, ano em que teve início a Revolução Francesa, Versalhes foi o centro do Absolutismo francês.  

Exatamente por isso, o local foi palco de muita história. Aqui será possível conhecer um pouco da vida dos reis e da elite francesa, além do mais, o Castelo é muito impressionante, com arquitetura exuberante e jardins maravilhosos.

Você sairá encantado, além de conhecer um pouco mais sobre esse período da história da França. 

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

COMO CHEGAR AO PALÁCIO DE VERSALHES:

Para chegar em Versalhes por transporte público, utilize o RER C (linha amarela), que é um trem que engloba Paris e seus subúrbios. A estação mais próxima do Castelo é a Gare de Versailles Château Rive Gauche. 

+ Disponibilizamos aqui o mapa da linha RER C para você conferir!

Geralmente, o trajeto leva entre 1h e 1h30, dependendo da sua localização inicial.

Ao sair da estação “Gare de Versailles Château Rive Gauche”, você terá que andar por cerca de 7 minutos até o Castelo, mas o caminho é super fácil, pois há indicações que irão te ajudar, além do fluxo constante de turistas indo ao local. 

Veja no mapa como é perto e fácil:

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 

O Palácio de Versalhes abre de terça a domingo.

Alta temporada: de abril a outubro, funciona das 9h00 às 18h30;

Baixa temporada: de novembro a março, das 9h00 às 17h30;

Os palácios do Trianon só abrem a partir das 12h00.

Os jardins estão abertos ao público das 8h00 às 20h30 (alta temporada) e das 8h00 às 18h00 (baixa temporada).

COMPRAR BILHETES PARA O PALÁCIO DE VERSALHES: 

Confira aqui opções para adquirir online os bilhetes para visita o Palácio de Versalhes!

Comprando online, você só passará pelo controle de segurança, evitando assim a enorme fila que se forma para comprar o ingresso na hora. Vale muito a pena. 

VISITA AO PALÁCIO DE VERSALHES:

Como é provável imaginar, o Chatêau de Versailles é enorme e repleto de atrações imperdíveis.

Indicamos que sua visita seja planejada e também que seja dedicado um dia exclusivo para conhecer todo o local: assim você não precisa correr e pode aproveitar tudo com calma, curtindo cada momento. 

Será apaixonante!

Na visita ao Palácio de Versalhes, será possível conhecer o Castelo, o Grand e Petit Trianon, os Jardins e os Estábulos Reais.




POR DENTRO DO CASTELO 

O Chatêau de Versalhes é o maior simbolo do Absolutismo na França. Seus suntuosos salões principais ficam no primeiro andar do vasto conjunto que forma o Castelo.

Em volta do Pátio de Mármore estão os aposentos particulares do rei e da rainha. Do lado do jardim ficam as salas do governo, onde se desenvolviam atividades oficiais da corte.

A partir do Salon d´Hercule, cada uma das salas é dedicada a um deus do Olimpo.

O local mais procurado por quem visita o Castelo por dentro, sem sombra de dúvidas, é a Galeria dos Espelhos.

É maravilhoso, não é mesmo? 

Importantes cerimônias foram realizadas neste salão de 70 metros, com espelhos e lustres suntuosos.

Foi na Galeria dos Espelhos, inclusive, que em 1919 foi ratificado um tratado de paz: o Tratado de Versalhes, dando fim a Primeira Guerra Mundial.

Outros locais muito interessantes para conhecer durante a visita ao interior do Chatêau de Versailles, além da Galeria dos Espelhos e dos quartos do Rei e da Rainha são a Capela Real e a Galeria das Batalhas.

No Quarto da Rainha, você conhecerá o local onde as rainhas da França davam à luz a seus filhos na frente de toda corte e no Quarto do Rei, observará o local onde em 1715 o rei Louis XIV morreu, aos 77 anos.

Além de conhecer os salões e galerias do Castelo, outro ponto alto de sua visita por Versalhes será pelos Jardins e Trianons do Palácio.

É tudo muito impressionante, agradável e bonito. 

OS JARDINS DE VERSALHES 

Em 1661, Luís XIV confiou a André Le Nôtre a criação e o desenvolvimento dos jardins de Versalhes que, aos seus olhos, eram tão importantes quanto o Château. As obras são realizadas ao mesmo tempo que as do Palácio e duram cerca de quarenta anos.

Aqui você terá a oportunidade de fazer os mesmos passeios que os reis e rainhas da França fizeram. São várias fontes, bosques e estátuas que estão ali para impressionar quem visita o local, além de deixar o ambiente muitíssimo agradável.

No Grande Canal conheça o cenário de muitas festas em barcos promovidos por Louis XIV.

No detalhe de uma das Fontes dos jardins de Versalhes.

Enquanto se caminha pelos jardins de Versalhes observando as fontes jorrando suas águas, aprecie o som de música clássica que toca em todo o local. Será muito glamouroso andar por aqui sem pressa alguma. 



OS TRIANONS

GRAND TRIANON 

Localizado nos jardins do Palácio de Versalhes, o Grand Trianon foi construído a mando de Louis XIV, como um local privado para seu refúgio da vida na Corte. 

O Grand Trianon é considerado o mais refinado conjunto arquitetônico encontrado na propriedade de Versalhes.

Com forte influência da arquitetura italiana, o Palácio está situado em um único andar ladeado por um pátio de um lado e jardins do outro.

PETIT TRIANON

Inicialmente construído a mando do rei Louis XV para sua favorita, Madame de Pompadour, o Petit Trianon é um pequeno Castelo no meio do jardim botânico do Rei.

Quando o Louis XVI assumiu o trono, ele logo ofereceu o Petit Trianon à sua esposa, Maria Antonieta, tornando-se o lugar preferido da rainha.

Maria Antonieta empreendeu numerosas obras no Palácio e em seu Domínio e o local simboliza sua vida longe de toda a pompa da Corte.

Nos Domínios de Maria Antonieta, aproveite para admirar os belos jardins construídos pela Rainha.

Maria Antonieta desenvolve os jardins do Trianon em duas fases distintas. A primeira, de 1777, corresponde à criação do Jardim Inglês. Em uma segunda vez, em 1783, ela pediu a Richard Mique que estendesse o jardim ao norte construindo uma aldeia ao redor de um novo lago.

O estilo da aldeia de La Reine é campestre, com uma mistura de várias arquiteturas rurais. Tornou-se único, feminino e super romântico. 

É um dos locais mais bonitos que você conhecerá em toda visita ao Palácio de Versalhes. Ele realmente foge da ideia de imponência do restante do Palácio.

É um ambiente bucólico, com canteiros menos formais e repleto de flores, casinhas, além de lagos e jardins. 

+ Nós indicamos no post Passeios Românticos em Paris que o casal aproveite os encantos dos Domínios de Maria Antonieta. Veja mais aqui! 

Versalhes será um excelente lugar para tirar belas fotos, contemplar seus jardins e refletir sobre como era toda a pompa da vida na Corte. 

Gostou? Deixe seu comentário! 😉 




Você sabia que Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

  • Agora que você já sabe mais sobre a visita ao Palácio de Versalhes, outra dica valiosa que reforçamos sempre é a importância do Seguro Viagem Internacional. Para cotar o seu, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.

Procurando um hotel? Reserve com o Booking!

  • No Booking.com você encontra acomodações para se hospedar. Em Paris, ele oferece mais de 5.256 hotéis, hostels e apartamentos. No site, você poderá ver a cotação do hotel em reais, reservar sem compromisso e só pagar ao fazer o check in. Faça sua reserva agora mesmo!

VEJA TAMBÉM:


 

 

Valéria Durães

A idealizadora e autora do Viajar Paris é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por literatura e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.