Visita ao Palácio de Versalhes nos arredores de Paris
Programe sua visita ao Palácio de Versalhes com nossas dicas e informações.
O Chatêau de Versailles é um Castelo Real, localizado na cidade de mesmo nome e fica a cerca de 20 km de distância de Paris.
No lugar de uma modesta cabana de caça de seu pai, o rei Louis XIV ergueu o maior Castelo da Europa, onde viviam na época, cerca de 20 mil pessoas.
Quem conhece seu interior ou passeia por seus vastos jardins entenderá por que ele foi a glória do reinado do Rei Sol.
Nele se encontram ilustres monumentos do patrimônio mundial e que constituem a mais bela e mais completa realização de arte francesa do século XVII.
A cidade de Versalhes foi edificada em torno do Castelo, sendo este um dos pontos turísticos mais visitados da França, recebendo em média 8 milhões de turistas por ano.
A visita ao Palácio de Versailles é um dos passeios mais gostosos de fazer na região de Paris: fica bem pertinho e é uma atração muito fácil e barata de fazer.
Desde 1682 até 1789, ano em que teve início a Revolução Francesa, Versalhes foi o centro do Absolutismo francês.
Exatamente por isso, o local foi palco de muita história. Aqui será possível conhecer um pouco da vida dos reis e da elite francesa, além do mais, o Castelo é muito impressionante, com arquitetura exuberante e jardins maravilhosos.
Você sairá encantado, além de conhecer um pouco mais sobre esse período da história da França.
INFORMAÇÕES PRÁTICAS
COMO CHEGAR AO PALÁCIO DE VERSALHES:
Para chegar em Versalhes por transporte público, utilize o RER C (linha amarela), que é um trem que engloba Paris e seus subúrbios. A estação mais próxima do Castelo é a Gare de Versailles Château Rive Gauche.
+ Disponibilizamos aqui o mapa da linha RER C para você conferir!
Geralmente, o trajeto leva entre 1h e 1h30, dependendo da sua localização inicial.
Ao sair da estação “Gare de Versailles Château Rive Gauche”, você terá que andar por cerca de 7 minutos até o Castelo, mas o caminho é super fácil, pois há indicações que irão te ajudar, além do fluxo constante de turistas indo ao local.
Veja no mapa como é perto e fácil:
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
O Palácio de Versalhes abre de terça a domingo.
Alta temporada: de abril a outubro, funciona das 9h00 às 18h30;
Baixa temporada: de novembro a março, das 9h00 às 17h30;
Os palácios do Trianon só abrem a partir das 12h00.
Os jardins estão abertos ao público das 8h00 às 20h30 (alta temporada) e das 8h00 às 18h00 (baixa temporada).
COMPRAR BILHETES PARA O PALÁCIO DE VERSALHES:
Confira aqui opções para adquirir online os bilhetes para visita o Palácio de Versalhes!
Comprando online, você só passará pelo controle de segurança, evitando assim a enorme fila que se forma para comprar o ingresso na hora. Vale muito a pena.
VISITA AO PALÁCIO DE VERSALHES:
Como é provável imaginar, o Chatêau de Versailles é enorme e repleto de atrações imperdíveis.
Indicamos que sua visita seja planejada e também que seja dedicado um dia exclusivo para conhecer todo o local: assim você não precisa correr e pode aproveitar tudo com calma, curtindo cada momento.
Será apaixonante!
Na visita ao Palácio de Versalhes, será possível conhecer o Castelo, o Grand e Petit Trianon, os Jardins e os Estábulos Reais.
POR DENTRO DO CASTELO
O Chatêau de Versalhes é o maior simbolo do Absolutismo na França. Seus suntuosos salões principais ficam no primeiro andar do vasto conjunto que forma o Castelo.
Em volta do Pátio de Mármore estão os aposentos particulares do rei e da rainha. Do lado do jardim ficam as salas do governo, onde se desenvolviam atividades oficiais da corte.
A partir do Salon d´Hercule, cada uma das salas é dedicada a um deus do Olimpo.
O local mais procurado por quem visita o Castelo por dentro, sem sombra de dúvidas, é a Galeria dos Espelhos.
É maravilhoso, não é mesmo?
Importantes cerimônias foram realizadas neste salão de 70 metros, com espelhos e lustres suntuosos.
Foi na Galeria dos Espelhos, inclusive, que em 1919 foi ratificado um tratado de paz: o Tratado de Versalhes, dando fim a Primeira Guerra Mundial.
Outros locais muito interessantes para conhecer durante a visita ao interior do Chatêau de Versailles, além da Galeria dos Espelhos e dos quartos do Rei e da Rainha são a Capela Real e a Galeria das Batalhas.
No Quarto da Rainha, você conhecerá o local onde as rainhas da França davam à luz a seus filhos na frente de toda corte e no Quarto do Rei, observará o local onde em 1715 o rei Louis XIV morreu, aos 77 anos.
Além de conhecer os salões e galerias do Castelo, outro ponto alto de sua visita por Versalhes será pelos Jardins e Trianons do Palácio.
É tudo muito impressionante, agradável e bonito.
OS JARDINS DE VERSALHES
Em 1661, Luís XIV confiou a André Le Nôtre a criação e o desenvolvimento dos jardins de Versalhes que, aos seus olhos, eram tão importantes quanto o Château. As obras são realizadas ao mesmo tempo que as do Palácio e duram cerca de quarenta anos.
Aqui você terá a oportunidade de fazer os mesmos passeios que os reis e rainhas da França fizeram. São várias fontes, bosques e estátuas que estão ali para impressionar quem visita o local, além de deixar o ambiente muitíssimo agradável.
No Grande Canal conheça o cenário de muitas festas em barcos promovidos por Louis XIV.
Enquanto se caminha pelos jardins de Versalhes observando as fontes jorrando suas águas, aprecie o som de música clássica que toca em todo o local. Será muito glamouroso andar por aqui sem pressa alguma.
OS TRIANONS
GRAND TRIANON
Localizado nos jardins do Palácio de Versalhes, o Grand Trianon foi construído a mando de Louis XIV, como um local privado para seu refúgio da vida na Corte.
O Grand Trianon é considerado o mais refinado conjunto arquitetônico encontrado na propriedade de Versalhes.
Com forte influência da arquitetura italiana, o Palácio está situado em um único andar ladeado por um pátio de um lado e jardins do outro.
PETIT TRIANON
Inicialmente construído a mando do rei Louis XV para sua favorita, Madame de Pompadour, o Petit Trianon é um pequeno Castelo no meio do jardim botânico do Rei.
Quando o Louis XVI assumiu o trono, ele logo ofereceu o Petit Trianon à sua esposa, Maria Antonieta, tornando-se o lugar preferido da rainha.
Maria Antonieta empreendeu numerosas obras no Palácio e em seu Domínio e o local simboliza sua vida longe de toda a pompa da Corte.
Nos Domínios de Maria Antonieta, aproveite para admirar os belos jardins construídos pela Rainha.
Maria Antonieta desenvolve os jardins do Trianon em duas fases distintas. A primeira, de 1777, corresponde à criação do Jardim Inglês. Em uma segunda vez, em 1783, ela pediu a Richard Mique que estendesse o jardim ao norte construindo uma aldeia ao redor de um novo lago.
O estilo da aldeia de La Reine é campestre, com uma mistura de várias arquiteturas rurais. Tornou-se único, feminino e super romântico.
É um dos locais mais bonitos que você conhecerá em toda visita ao Palácio de Versalhes. Ele realmente foge da ideia de imponência do restante do Palácio.
É um ambiente bucólico, com canteiros menos formais e repleto de flores, casinhas, além de lagos e jardins.
Versalhes será um excelente lugar para tirar belas fotos, contemplar seus jardins e refletir sobre como era toda a pompa da vida na Corte.
Gostou? Deixe seu comentário! 😉
Agora que você já sabe mais sobre a visita ao Palácio de Versalhes, outra dica valiosa que reforçamos sempre é a importância do Seguro Viagem Internacional. Para cotar o seu, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.
VEJA TAMBÉM: