O que fazer em Paris uma lista com as principais atrações





Paris é uma cidade com muitas atrações, para todas as épocas e gostos. É charmosa e te encanta desde o primeiro segundo.
Os monumentos, com a sua beleza secular e originalidade de estilo, revelam um passado rico em história. As suas ruas características e os bairros onde viveram grandes artistas respiram um ambiente único, repleto de tradições, mistério e magia.

Confira as principais atrações turísticas, locais e monumentos da cidade:

• Torre Eiffel

paris-eiffel-tower-1920x1080

Projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel, foi construída em dois anos para a Exposição Universal de 1889. Símbolo absoluto da cidade e da França, encontra-se junto ao Champ de Mars (Campo de Marte). Ao subir no seu terceiro piso é possível apreciar uma vista maravilhosa.

Endereço: Quai Branly, 75007.
Metrô: Bir-Hakeim / RER: Champ de Mars
• Champs Élysées
champs-elysees
Percorre quase 2 km entre a Placa de la Concorde e a Place Charles de Gaulle-Étoile. Nesta avenida arborizada sucedem-se as lojas de estilistas famosos, restaurantes, teatros, cinemas, bancos e as sedes de companhias aéreas internacionais mais importantes.

• Arco do Triunfo

arco-triunfo
O imponente monumento na Place Charles de Gaulle-Étoile foi um projeto de Napoleão para comemorar seus feitos militares. Com o tempo, o arco de pedra de 50 m de altura e 45 de largura converteu-se para a cidade num verdadeiro altar da pátria, sob cuja grande arcada arde uma chama em recordação de todos os soldados mortos em combate.

Sob o Arco do Triunfo velaram-se os restos mortais de Victor Hugo e passou o cortejo fúnebre de Napoleão Bonaparte. Tem, na sua parte superior, uma plataforma panorâmica, de onde se podem admirar as grandes avenidas que saem da praça. No subterrâneo, criou-se um museu que documenta a história da sua construção e que conserva relíquias bélicas desde a época napoleônica até à Segunda Guerra Mundial.

Endereço: Placa Charles de Gaulle-Étoille, 75008.
Metrô: Charles de Gaulle-Étoille.

• Catedral Notre Dame de Paris

notre-dame-de-paris
A célebre catedral, obra-prima do gótico francês, construiu-se sob a direção de vários arquitetos, entre os quais se encontram Jean e Pirre Montreuil. A construção teve início em 1163 e terminou em 1345. Edificada na Île de la Cité, dispõe de uma fachada imponente com dois campanários de cada lado e três pórticos decorados com esplêndidas rosáceas. O interior tem lugar para 9000 fiéis.

Depois de algumas alterações nos séculos XVII e XVIII, destruída em parte durante a Revolução Francesa e restaurada por Jean-Baptista Lassus e Eugéne Viollet-le-Duc, a Catedral de Notre Dame voltou a ser consagrada em 1864 pelo arcebispo Darboy. A história da catedral é bastante larga. Chamaram-lhe Templo da Razão durante a Revolução Francesa, acolheu as coroações de Henrique IV de Inglaterra e de Napoleão Bonaparte, que ali se proclamou imperador da França, e também foi o lugar escolhido pelo general De Gaulle para celebrar a liberação do jugo nazi em 1944.

Endereço: 6, Placa du Parvis de Notre Dame.
Metrô: Cité; RER: St-Michel-Notre-Dame

• Basílica de Sacré-Coeur

sacre-coeur
Ao ser deflagrada a guerra franco-prussiana em 1810, dois empresários católicos fizeram um voto religioso: construir uma igreja dedicada ao Sagrado Coração de Jesus se a França escapasse do iminente massacre prussiano. As obras do Sacré-Coeur completaram-se em 1910 e o templo foi consagrado em 1919. Apesar de não ser uma igreja paroquial, é um lugar de peregrinação para católicos de todo o mundo. Está aberta todos os dias graças aos turnos que realizam os fiéis de diversas paróquias parisienses. A melhor vista das cúpulas e torres de Sacré-Coeur é dos jardins abaixo dela.

Endereço: Montmartre, 22, Rue du Chevalier de la Barre, 75018.
Metrô: Anvers.

• Saint Chapelle

sainte-chapelle

Mandada construir por Luís IX, o Santo, foi acabada entre 1246 e 1248, e é considerada como uma das expressões mais significativas da arquitetura gótica parisiense. Fica na Île de la Cité, no 4º arrondissement.

Endereço: 4, Boulevard du Palais, 75001.
Metrô: Cité, St-Michel.

• Torre de Montparnasse

torre-montparnasse
O observatório oferece uma vista panorâmica excepcional de Paris. Situado a 200 metros de altitude, este miradouro excepcional que domina Paris oferece uma vista de 360° da capital francesa até 40 km em dias claros.

Endereço: 33, avenue du Maine, 75015.
Metrô: Estação Montparnasse-Bienvenüe

• Ópera de Palais de Garnier

opera-garnier

Situada na praça homônima, perto do Boulevard des Capucines, é um projeto de Charles Garnier para exaltar o esplendor da França de Napoleão III. É de estilo neobarroco e no seu interior encontram-se o Grand Foyer e a suntuosa escadaria de mármore branco, vermelho e verde. O teto da sala, esplendidamente decorada foi pintado por Marc Chagall. Prestigioso templo da lírica e do bailado, acolhe no seu interior uma interessa biblioteca-museu.

Endereço: Place de la Bastile, 75012.
Metrô: Bastille.

• Jardim de Luxemburgo

jardin-du-luxembourg

O Jardim mais famoso da capital francesa, depois do Jardin des Tuilleries. Conta com cerca de 80 estátuas, que representam as rainhas da França e outras mulheres ilustres. É um lugares favoritos do parisienses que buscam descanso do agitado Quartier Latin. Um grande tanque octogonal, com canteiros dos lados, situa-se diante do Palis du Luxembourg. O edifício, de um perfeito estilo florentino, é hoje sede do Senado francês. Deve-se visitar a fonte dos Médicis, situada diante da fachada oriental do palácio.

Metrô: Odéon / RER: Luxembourg

• Place de la Concorde

place-de-la-concorde

Considerada uma das praças reais mais belas do mundo, a sua construção data o reinado de Luís XV, mas foi remodelada. Durante a Revolução Francesa foi ergueu-se nela uma guilhotina que serviu para executar 1343 condenados, entre os quais, Maria Antonieta e Luís XVI, e logo depois, Danton e Robespierre. A praça recebeu o seu nome atual de 1795, quando terminou o período revolucionário. O obelisco egípcio em granito cor de rosa, oferta do soberano do Egito à França, situado no centro da praça, foi erguido em 1833, durante o reinado de Luís Filipe.

Metrô: Concorde

• Place de Vosges

place-des-vosges

Considerada como a praça mais bonita de Paris, é o verdadeiro coração de Marais, um dos bairros mais interessantes de Paris. Construída no século XVII, a Place des Vosges é a mais antiga de Paris e serviu de modelo à construção de outras praças parisienses famosas, como a Place de Dauphine, a Place Vendôme e a Place de la Concorde. Tem a forma de um quadrado perfeito e circundam-na 36 edifícios, com telhados de ardósia azul sob os quais se abrem pórticos de arenito branco e tijolos vermelhos. Encontra-se aqui a Maison Victor Hujo, onde o escritor viveu entre 1832 e 1848 e é sede de um museu dedicado à sua vida e obra.

Metrô: St.Paul, Bastille, Chamine Verde

• Panthéon

pantheon

Situado na praça de mesmo nome no Quartier Latin, é um templo dedicado aos grandes homens da França e nele repousam numerosas personagens ilustres, entre os quais se encontram Voltaire, Molière e Victor Hugo, protagonistas da história e cultura da nação.

Endereço: Place du Panthéon, 75005.
Metrô: Place Monge, Cardinal Lemoine. RER: Luxembourg.

• Museu do Louvre

museu-louvre

O museu conta com algumas das grandes obras primas de todos os tempos, como a Mona Lisa, a Vénus de Milo, paradigma de beleza feminina da Grécia Antiga, e a Vitória de Samotrácia.

Endereço: 34-6, Quaid du Louvre, 75008.
Metrô: Palais Royal-Musée du Louvre, Louvre Rivoli.

• Museu D´Orsay

dorsay

O Museu D´Orsay pelas suas dimensões é o segundo de Paris, depois do Louvre e exibe obras de arte figurativa do século XIX, sobretudo dos expressionistas. Parte da coleção é originária do Louvre, do Museu du Jeu de Paume e do Palais de Tokio.

Endereço: I, Rue de Belle Chasse, 75007
RER: Musée d´Orsay.

• Ponte Alexandre III

ponte-alexandreiii

É a ponte mais bonita da cidade, com sua exuberante decoração Art Noveau de lampiões, querubins, ninfas e cavalos alados nos dois extremos. Foi construída entre 1896 e 1900, ano da Exposição Universal.

Metrô: Champs-Elysées-Clémenceau.

• Jardin des Tuilleries

jardin-des-tuilleries

Encontram-se na margem direito do Rio Sena, entre a Place de la Concorde e a Place du Carrousel. Oferece uma esplêndida perspectiva sobre a Champs Elysées, o Arco do Triunfo e a Grande Arche. O jardim é famoso pelos lagos ornamentais, terraços e sua coleção de estátuas de Aristide Maillol.

Metrô: Tuilleries, Concorde

Uma dica muito importante na hora de planejar sua viagem é comprar os bilhetes para as atrações antecipadamente. Com eles em mãos, você evita longas filas de espera!

Visite este ótimo Site de Compras de Ingressos On-line que conta vários bilhetes que podem ser adquiridos ainda no Brasil e o melhor: em reais! Seus ingressos são enviados por e-mail, bastando imprimir e levar.

Veja mais: