Grasse e a história do perfume na França
Veja aqui a relação da cidade de Grasse e a história do perfume na França.
Hoje vamos falar sobre um dos produtos mais apaixonantes e que muitas vezes nos remete a “Belle France” enquanto artigo de luxo e de glamour. Acertou quem pensou no perfume.
Com aura de mistério e de sedução, desperta e inspira amores e sensações.
Mas como será que tudo começou?
GRASSE E A HISTÓRIA DO PERFUME NA FRANÇA:
A história do perfume remonta ao Egito Antigo, Oriente, até finalmente chegar no Ocidente.
Na França o berço do produto está atrelado à produção de couro.
Como assim do couro?
É que eram os curtumes que movimentavam a vida de uma das cidades medievais da França, não por acaso, na cidade de Grasse.
Desde o século XVI a cidade era conhecida como centro de curtimento de couro. Galimard, um dos curinistas mais famosos da região teve a feliz ideia de criar luvas de couro perfumadas e assim ofereceu para Catherine de Médici, rainha consorte na França, que veio a se apaixonar pelo mimo, lançando moda a partir de então;
Com isso os pedidos e encomendas foram redobrados o que levou os “curtidores” a abandonar a primeira produção para investir especificamente na segunda vocação da cidade, a de perfumista.
A partir disso Grasse passa a ser o centro da indústria mundial do perfume. Juntando-se a isso intensificou-se o cultivo dos jasmins, lírios, bergamota e entre outras, a típica rosa centifólia, que dão inspiração aos perfumes de marcas famosas como Chanel, Dior, Givenchy, entre outras.
Atrelado à produção da matéria prima natural está o conhecimento e desenvolvimento de inovações tecnológicas e consequentemente a fabricação dos concentrados e produtos que se diluídos transformam-se em perfumes nas mais diversas partes do mundo.
Importa também lembrar que a cidade tem uma das melhores universidades voltados à pesquisa, estudo e formação de grandes perfumistas em todo o mundo.
Se interessou em conhecer Grasse? Confira breves informações sobre a cidade.
Grasse é uma cidade localizada na região Provence, Alpes e Côte D´Azur.
Ela é cercada por campos de flores, alfazemas, mimosas, jasmins e rosas.
Conforme destacamos acima, desde o século XVI, a cidade tornou-se centro da indústria mundial de perfumes.
Os curtumes de Grasse desapareceram, mas as casas de perfumes fundadas nos séculos XVIII e XIX ainda funcionaram, embora hoje os perfumes de Grasse sejam feitos de flores importadas ou essências químicas.
É uma cidade muito interessante que merece ser dedicado pelo menos um dia para que seja conhecida com calma.
Aqui estão localizados os Museus de Fragonard e Molinard, entretanto, se você busca aprender, o local para visitar é o Musée Internationale de la Parfumerie.
Este museu permite aos visitantes descobrir a história e a originalidade do comércio de industriais e as grandes Casas de perfumaria.
Confira mais informações sobre o museu no Site Oficial.
No Museu Fragonard, há uma visita guiada onde se explica a diferença entre “parfum”, “eau de toilette” e “eau de parfum”; ainda lá, dá para visitar o laboratório e uma lojinha;
Além dos Museus dedicados ao perfume, outros lugares para visitar em Grasse são a Cathédrale de Notre-Dame-du-Puy, a place aux Aires e a place du Cours, típicas de Grasse, cercadas por estreitas ruas em arcadas com escadarias e sacadas renascentistas.
Como chegar em Grasse:
Saindo de Paris, você pode chegar de trem, avião, carro ou ônibus. As formas mais indicadas são trem e avião.
O TGV (trem de alta velocidade) parte da Gare de Lyon e a viagem tem duração de aproximadamente 6h30. Confira no Oui.SNCF.
De avião, a melhor opção é ir para Nice, onde fica o aeroporto mais próximo.
Após, siga de carro ou trem até Grasse. A viagem de avião dura 1h30. De Nice até Grasse de carro a viagem dura 50 minutos.
Então é isso, espero que tenham gostado! 😉
Agora que você já tudo sobre Grasse e a história do perfume na França, outra dica valiosa que reforçamos sempre é a importância do Seguro Viagem Internacional. Para cotar o seu, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.
Gostou de Grasse e a história do perfume na França? VEJA TAMBÉM: