Tranporte: como se locomover em Paris




O metro e o RER (linha ferroviária suburbana) facilitam bastante o deslocamento pela cidade. Ambos os meios são mais econômicos e práticos que o carro/táxi.

  • Carro: é melhor não andar de carro em Paris, pois estacionar é difícil e muito caro, as ruas de um só sentido podem transformar a condução num pesadelo e não é fácil encontrar postos de gasolina. Quem, de qualquer maneira, decidir utilizar o carro deve levar a carta de motorista, a licença de circulação e o seguro. O limite de velocidade nas cidades é de 50km/h. O uso de cintos de segurança é obrigatório.
  • Aluguel de carro: As principais agências de aluguel de automóveis tem balcões nos aeroportos e no centro da cidade. São elas: Interrent, Hertz, Alamo, Europcar, Keddy, Sixt, entre outras.
  • Metro: é o meio de transporte mais rápido e prático. Funciona das 5:30 as 1:00. A cidade divide-se em cinco zonas tarifárias. O bilhete de metro (ticket t+), que também é valido para ônibus, custa € 1,80. Pode-se adquirir um bilhete de 10 viagens ou os cartões Mobilis, os cartões Paris Visite para dois, três ou cinco dias ou ainda, pode-se adquirir os cartões Navigô Decouverte. Os bilhetes são adquiridos nas estações e nos quiosques.
  • RER: para chegar ao centro da cidade é aconselhável utilizar o RER (Réseau Express Regional), uma linha ferroviária regional ligada às estações de metro mais importantes. Existe um serviço de transfer gratuito que integra com os aeroportos.
  • Ônibus: é um dos meios mais rápidos para as distancias mais curtas, mas nos horários de pico podem ficar muito cheios e estão condicionados pelo tráfico intenso e lento da capital.
  • Táxi: Pode-se tentar mandar parar na rua (mas é muito difícil que parem), ou nas praças assinaladas com a placa Tête de Station, que se encontram perto dos locais mais próximos do centro. O taxímetro marca o preço da corrida, que varia conforme a hora e o lugar por onde se circula. Existe uma tarifa para o centro e outra para a periferia.
  • Batobus: É um barco-transfer que permite admirar a partir do Rio Sena os locais mais interessantes da cidade. As paradas são: Torre Eiffel, Museu D´Orsay, Museu do Louvre, Notre Dame, Hotel de Ville, Saint Germain de Prés, Jardin des Plantes, Champs Elyssés e Beaugrenelle. O bilhete custa € 17.

VEJA TAMBÉM: