Torre Eiffel: conheça a história

Conheça a história da Torre Eiffel.

Dá pra imaginar Paris sem a Torre Eiffel? Pois isso quase aconteceu!

O monumento mais visitado do mundo, a Torre Eiffel, foi concluído em 31 de março de 1889, com mais de 300 metros de altura.

exposition-universelle-1889

A Dama de Ferro, hoje, maior símbolo de Paris e da França, foi projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel para a Exposição Universal (Exposition Universelle) de 1889. Na mesma ocasião, foi comemorado o centenário da Revolução Francesa (1789-1799).

Seu tema era o trabalho das indústrias de todas as nações.

Eiffel era engenheiro conhecido pelas suas pontes ferroviárias e observatórios astronômicos.

Na época houve inúmeras críticas ao projeto, pois consideravam uma ameaça à estética da cidade. Artistas da época escreveram um abaixo-assinado, publicado no jornal “Le Temps” em fevereiro de 1887: “Nós, escritores, pintores, escultores e arquitetos apaixonados pela beleza até agora intacta de Paris, protestamos com todas as nossas forças contra a construção em pleno coração de nossa capital da inútil e monstruosa Torre Eiffel”.

Dá pra acreditar?

Contudo, apesar dos diversos protestos por parte dos artistas, a população aplaudiu a construção: 2 milhões de pessoas visitaram a Torre Eiffel em 1889, durante a Exposição Mundial.

história da torre eiffel

A Torre Eiffel deveria ser desmontada após o término da exposição. Isso mesmo: ela nasceu com data de validade: 20 anos após a construção, o monumento deveria ser destruído.

Porém, seu construtor também foi o responsável pela permanência da Torre: Gustave Eiffel conseguiu autorização para que a Torre permanecesse no Campo de Marte (Champ de Mars).

O principal argumento para permanência da Torre foi a possibilidade de utilizá-la como antena de transmissão de rádio, sendo adotada inclusive, para comunicações militares.

Hoje ela simboliza a capital francesa e atrai cerca de 7 milhões de visitantes todos os anos.

E você? Pretende visitá-la?

Como chegar: Metrô: Estação Trocadéro ou Bir-Hakeim (linha 6), Estação École Militaire (linha 8) e Estação Champ de Mars Tour Eiffel (RER C).




Você sabia que Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Agora que você já conhece a história da Torre Eiffel, outra dica valiosa que reforçamos sempre é a importância do Seguro Viagem Internacional. Para cotar o seu, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.

VEJA TAMBÉM:

Valéria Durães

A idealizadora e autora do Viajar Paris é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por literatura e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Adorei o seu blog!! Vou para Paris no final do mês e os seus posts estão sendo muito úteis!! 🙂
    Beijos!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.