Principais bairros (arrondissements) de Paris

Conheça agora os principais bairros de Paris.

Quando se visita uma cidade tão incrível, ficar preso apenas ao roteiro não é a melhor forma de realmente se conhecer o local. 

Sabemos que é difícil conhecer todos os bairros da cidade, até mesmo por isso indicamos que você tente conhecer ao menos os principais bairros de Paris.

Aqui, além de falarmos dos principais bairros de Paris, também especificamos os pontos de interesse mais comuns em cada um: assim você pode analisar quais combinam mais com seu perfil. 

Na verdade, os bairros são mais conhecidos como “arrondissements”. 

É importante entender o termo “arrondissement” para situar-se na cidade.

Os arrondissements são divisões administrativas e na cidade luz vai do número 1 até 20. Quanto menor, mais próximo do centro. 

Se observarmos bem, a sequência faz o desenho de um caracol, veja:

arrondissement

Através dos códigos postais é possível identificar os arrondissements.

Os códigos começam sempre por 750 e terminam com os dois algarismos do arrondissement onde o endereço é localizado.

Por exemplo, a Catedral Notre Dame de Paris tem código postal 75004, portanto, sabemos que fica no 4º arrondissement.

Bacana, né?

Conhecer os principais bairros de Paris pode ser importante também na hora de escolher onde se hospedar. Veja nosso post com Dicas dos melhores bairros para se hospedar em Paris.

Os parisienses também se orientam através do Rio Sena, que cruza a cidade de leste a oeste.

A porção norte é chamada de margem direita (rive droite) e a porção sul é chamada de margem esquerda (rive gauche).

Também existem duas ilhas naturais dentro da cidade, a Île de la Cité e a Île St-Louis.

Os principais bairros de Paris

  • Île de la Cité

Situada entre o 1º e o 4º arrondissement, a Île de la Cité é a maior das ilhas do Sena e representa o verdadeiro centro histórico e geográfico da capital francesa. Foi aqui que Paris, antiga Lutécia, nasceu. Esta ilha não passava de uma aldeia de pescadores quando Júlio César chegou em 52 a.C.  Mais tarde, se ampliou com a construção de ruas e monumentos como o foro, as termas, um teatro e um anfiteatro.

Nos séculos que se seguiram, a Cité cresceu em ambos os lados do Sena, convertendo-se na sede do poder politico e religioso da França. É onde ficam os monumentos famosos como a Catedral de Notre Dame, Sainte Chapelle, Palácio da Justiça e Conciergerie.

A Île de la Cité está ligada por diversas pontes (Pont Neuf, Pont au Chane e Pont St-Michel) a ambas as margens do rio; outra ponte liga-a à vizinha Île de St-Louis.

+ Confira nosso post dedicado à Île de la Cité

Metro: Cité.

  • Île St-Louis

A Île de St-Louis se transformou no século 17 em uma elegante área residencial. Atualmente, continua a ser endereço de artistas e milionários. Alguns famosos habitantes foram Camile Claudel e Georges Pompidou. Lá fica a sede da sorveteria Berthillon, a mais famosa de Paris.

+ Já temos um post dedicado a Île Saint Louis, não deixe de ler!

  • Le Marais

Localizado entre o 3º e 4º arrondissements, já foi reduto dos judeus e atualmente é onde fica o cenário gay de Paris. O bairro foi sede do palácio real até o século 17. Quando a nobreza começou a deslocar-se para Versailles a região foi decaindo progressivamente até os graves danos e posterior abandono causados pela Revolução Francesa. Em 1962, André Malraux, ministro da cultura, pôs em marcha um plano de recuperação para salvaguardar esta zona da cidade, declarada oficialmente monumento histórico.

Com o tempo, restauraram-se muitos edifícios, alguns foram transformados em museus e as ruas encheram-se de restaurantes, cafés, padarias, lojas e galerias de arte. Não deixe de visitar a Place de Vosges, Museu Picasso, o Hotel de Ville e o Museu Carnavalet.

+ Visite nosso post sobre o bairro Le Marais em Paris

  • Quartier Latin

Encontra-se no 5º arrondissement. Na Idade Média, apareceram neste lugar muitas abadias, como Ste-Geneviève e St-Victor e em seu redor cresceram várias comunidades de fiéis. No século XIII, instalou-se aqui o bairro universitário, atraindo muitos estudantes.

No Quartier Latin, hoje animado pelos jovens, cheio de cinemas, bistrôs, discotecas, restaurantes e locais típicos, também se encontra a Sorbonne, uma das principais Universidades da França.

Este é um bairro muito procurado para hospedagem e também para uma animada vida noturna.

No badalado bairro fica o Boulevard Saint Michel, o Panthéon, Jardin des Plantes, a Igreja de St-Séverin e a Mesquita de Paris.

Metro: St-Michel-Cluny-La Sorbonne; RER: B o C St Michel Cluny La Sorbonne

+ Temos um post mais completo sobre Quartier Latin. Veja aqui!

  • Saint-Germain-des-Prés

Este bairro está localizado no 6º arrondissement. Depois dos anos 20, tornou-se famoso sobretudo pelos seus cafés, lugares de encontro de poetas e intelectuais. Bairro elegante e refinado, é animado por escolas, locais típicos, livrarias, editoras e galerias de arte.

Entre os edifícios e monumentos de maior interesse, o Jardim de Luxemburgo e os famosos cafés antigamente frequentados por artistas e escritores: Deux Magots e o Café de Flore.

Metro: Alma Marceau, Latour-Maubourg, Varenne, Invalides, St-Germain-des-Prés, Odéon. RER: Pont de l´Alma, Invalides, Luxembourg.

+ Confira o post sobre Saint Germain des Prés em Paris!

  • Torre Eiffel – Invalides

Um dos distritos mais turísticos da cidade, a região Invalides está localizada no 7ª arrondissement, sendo muito procurada pois abriga o monumento mais importante de Paris, a Torre Eiffel.

Além disso o passeio vale para conhecer o Hotel des Invalides e o Museu D´Orsay.

  • Champs-Élysées

Localizado no 8º arrondissement, é onde fica a icônica avenida Champs Elyssés, famosa pelas lojas de grife e alta costura, além de ser considerada uma das avenidas mais belas do mundo. Ao final da avenida, fica o Arco do Triunfo.

Outros monumentos importantes da região: Eglise de la Madelaine, Ponte Alexandre III, Petit e Grand Palais.

  • Bastille

Localizado no 11 e 12 arrondissement, o bairro conta com muitos bares, cafés e discotecas.

É a região onde fica a Place de Bastille, o Museu Edith Piaf e a Ópera Nacional de Paris (Bastille Opera)

  • Montparnasse

Localizado no 14º arrondissement, entre os anos 20 e 30, com os seus ateliers, cafés e restaurantes, foi o ponto de encontro de pintores e intelectuais que ali chegavam vindos de todo mundo.

Hoje, o bairro, apesar de conservar um uma vida noturna, transformou-se num centro moderno dedicado ao setor dos serviços, com escritórios em arranha céus, instalações desportivas e hoteleiras.

Entre os pontos turísticos de interesse temos a Torre e o Cemitério de Montparnasse, além da Cité Universitaire.

Metro: Montparnasse.

  • Montmartre

Localizado no 18º arrondissement, este distrito de Paris era ponto de encontro importante de artistas, intelectuais, famoso pela sua animada vida noturna. Modelos, bailarinas e pintores como Degas, Cézanne, Monet, Van Gogh, Renoir e Toulousse-Lautrec frequentavam-no contribuindo para criar um clima de vida bastante libertária.

Hoje, as suas ruas ainda se animam com artistas, antigos lugares famosos, bares e cabarés.

Já temos um post dedicado ao bairro de Montmartre, não deixe de ler! 

Pontos de interesse: Sacré Couer, Place du Tertre e Moulin Rouge.

Metro: Abbesses, Anvers, Blance, Lamarck-Coulaincourt, Porte de la Villettre, Porte de Clignacourt.

  • La Défense

Assim chamado – defesa – em memória da resistência oposta pelos Franceses à tropas prussianas na Guerra de 1870-1871, este moderno bairro da periferia oeste de Paris (não está na divisão dos arrondissements) compõe-se de edifícios ocupados pelos escritórios, entre os quais os de muitas das mais importantes sociedades francesas.

Na sua extremidade oeste, encontra-se o Grand Arche de La Defense, um cubo oco – que mede 112 m de altura – coberto de mármore branco e aberto ao centro, apoiado por 12 pilares de 30 m cada um. Realizado em 1989 por altura do bicentenário da Revolução Francesa segundo um projeto do arquiteto dinamarquês Otto von Spreckelsen, simboliza uma janela aberta ao mundo.

Metro: La Défense.

E esses foram os principais bairros de Paris, esperamos que com base nessas informações você possa montar um roteiro bacana em sua próxima visita à cidade. 

+ Confira aqui os Roteiros Prontos do Viajar Paris!

Você sabia que Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

  • Agora que você já conhece as comidas típicas parisienses, outra dica valiosa que reforçamos sempre é a importância do Seguro Viagem Internacional. Para cotar o seu, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.

Procurando um hotel? Reserve com o Booking!

  • No Booking.com você encontra acomodações para se hospedar. Em Paris, ele oferece mais de 5.256 hotéis, hostels e apartamentos. No site, você poderá ver a cotação do hotel em reais, reservar sem compromisso e só pagar ao fazer o check in. Faça sua reserva agora mesmo!

VEJA TAMBÉM:

Valéria Durães

A idealizadora e autora do Viajar Paris é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por literatura e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.