Café, brasserie, bistrot e restaurant: qual a diferença?

Você conhece as principais diferenças entre café, brasserie, bistrot e restaurant?

Essa é uma curiosidade muito comum e vamos esclarecer isso nesse post.

a diferença entre café, brasserie, bistrot e restaurant

Quando viajamos para França, podemos ficar em dúvida diante das variadas opções de estabelecimentos que podemos escolher: café, brasserie, bistrot e restaurant.

O que muda basicamente é o tipo de refeição servida, o preço e horário de funcionamento. 

Diferença entre café, brasserie, bistrot e restaurant:

CAFÉ 

Os cafés são casuais e ficam abertos o dia todo. 

São deliciosos e muito típicos de Paris: mesas pequenas na rua, funcionam como ponto de encontro, onde os parisienses costumam sentar para tomar um drink, ler e conversar sem muita pressa.

As refeições podem variar, desde omelete, saladas, queijos, petiscos, sobremesas e bebidas como chocolate, sucos, cafés, vinho e cerveja.

Cafés famosos em Paris: Café de Flore, Les Deux Magots e Café des Deux Moulins.

BRASSERIE 

Brasserie vem de “brassagem”, o procedimento utilizado para a fabricação da cerveja, significando o mesmo que “cervejaria”.

Pela tradução do nome, já sabemos que a principal atividade de uma brasserie é servir bebidas, como vinhos, drinks e é claro, cerveja!

As brasseries são descontraídas e funcionam como ponto de encontro. Aqui são servidas refeições completas o dia todo, como frutos do mar e também pratos mais básicos, como omeletes e petiscos.

Brasserie famosas em Paris: Brasserie Lipp e Brasserie Julien.




BISTROT

Bistrot é um pequeno restaurante.

É o meio termo entre restaurant e brasserie, sendo mais informal que o primeiro e mais sofisticado que o segundo. É um estabelecimento menor e mais aconchegante, com horários limitados para almoço e jantar.

Geralmente serve gastronomia francesa tradicional e algumas saladas.

É um ótimo custo beneficio, pois você será bem servido e nem sempre pagará muito por isso.

Bistros famosos em Paris: Bistro Paul Bert e Le Petit Vatel.

RESTAURANT

Restaurant é mais formal e caro, só abrem para o almoço e jantar, fechando no intervalo.

As mesas são maiores e o cozinha mais elaborada e refinada.

Num restaurante se espera mais requinte e uma gastronomia de alta qualidade. Geralmente há uma lista de vinhos. 

 

Restaurant famosos em Paris: Jules Verne (na Torre Eiffel), L´atelier Joel Robuchon e Maison de La Truffe, La Fontaine de Mars, L´ami Louis, etc.




Agora que você já sabe a diferença entre café, brasserie, bistrot e restaurant, aproveite e siga-nos no Face e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Você sabia que Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Agora que você já sabe a diferença entre café, brasserie, bistrot e restaurant, outra dica valiosa que reforçamos sempre é a importância do Seguro Viagem Internacional. Para cotar o seu, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.

VEJA TAMBÉM:



Valéria Durães

A idealizadora e autora do Viajar Paris é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por literatura e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.