Catedral Notre Dame: a igreja mais famosa de Paris

A Catedral Notre Dame de Paris é uma belíssima obra de estilo gótico que simboliza a Paris medieval.

Sua construção durou cerca de 200 anos, iniciando em 1163 e terminando em 1345.

catedral notre dame

A Catedral Notre Dame foi o maior edifício religioso ocidental até meados do século XIII. 

Suas dimensões gigantescas, sem equivalente, superaram as das catedrais de Amiens e Reims de 1230; suas torres culminam a 69 metros.

Edificada na Île de la Cité, ela dispõe de uma fachada imponente com dois campanários de cada lado e três pórticos decorados com esplêndidas rosáceas. Seu interior tem lugar para 9000 fiéis.

Depois de algumas alterações nos séculos XVII e XVIII, destruída em parte durante a Revolução Francesa e restaurada por Jean-Baptista Lassus e Eugéne Viollet-le-Duc, a Catedral Notre Dame voltou a ser consagrada em 1864 pelo arcebispo Darboy.

A história da catedral é bastante larga.

Foi chamada de Templo da Razão durante a Revolução Francesa, acolheu as coroações de Henrique IV de Inglaterra e de Napoleão Bonaparte, que ali se proclamou imperador da França, e também foi o lugar escolhido pelo general De Gaulle para celebrar a liberação do jugo nazi em 1944.

Quadro representando a coroação de Napoleão Bonaparte (a obra está no Museu do Louvre)

Victor Hugo e a Catedral Notre Dame:

O célebre romance de Victor Hugo, Notre Dame de Paris (no Brasil: O Corcunda de Notre Dame), publicado em 1831, obtém um imenso sucesso. Corresponde ao novo interesse pela Idade Média e pelos seus monumentos.

Victor Hugo situa uma intriga melodramática num quadro histórico, tornado surpreendente pela imaginação do romancista. O escritor reconstitui à volta da catedral a vida agitada de Paris no século XV.

Uma parte importante da ação do romance desenrola-se nas torres e um papel importante é dado aos sinos e ao seu célebre sineiro Quasimodo (o Corcunda). 

As torres são o local privilegiado da Catedral Notre Dame, que Victor Hugo qualifica de “partes harmoniosas de um todo magnífico”. 

A inspiração romântica e pitoresca do autor chama a atenção para o profundo estado de deterioração da catedral no início do século XIX. Convencido de que tanto “os grandes edifícios, como as grandes montanhas, são a obra de séculos”, participa na importante campanha que conduz à restauração da Notre Dame a partir de 1845.

É o nascimento de uma preocupação patrimonial e o início de uma política em favor da restauração de monumentos. 

Torres da Catedral Notre Dame:

Um passeio gostoso de se fazer é a visita as Torres da Catedral Notre Dame: lá de cima é possível observar uma bela vista panorâmica sobre o rio Sena, suas pontes e permite percorrer Paris num relance de olhos.

A oeste: na Ile de la Cité, distingue-se a Sainte Chapelle, o Hotel Dieu e o Palácio da Justiça.

Mais longe, o Louvre e o Arco do Triunfo, alinhado com o Grande Arco de La Defense.

Ao norte: emergem a torre Saint-Jacques e a Sacré-Coeur na colina de Montmartre.

A leste: descobre-se a Ilê Saint-Louis e a Biblioteca Nacional da França. 

Ao sul: na margem esquerda, apercebe-se a imbricação das habitações mais antigas do Quartier Latin, bem como a igreja Saint-Julien-de-Pauvre. Na colina Sainte-Geneviève culmina o Panthéon. 

Gárgulas:

Além da belíssima vista que se tem de Paris no alto das Torres da Catedral, também é lá que ficam as famosas gárgulas.  

Na arquitetura, as gárgulas são desaguadouros, ou seja, destinam-se a escoar águas pluviais a certa distância da parede.

Durante a Idade Média eram ornadas com figuras monstruosas, o que também simbolizou a arquitetura gótica da época.

Algumas gárgulas não funcionam como desaguadouros, mas apenas como figuras artísticas.

Acredita-se que elas eram colocadas nas Catedrais Medievais para indicar que o demônio nunca dormia, exigindo a vigilância contínua das pessoas, mesmo em locais sagrados.

Duração média da visita: 50 minutos

A subida das torres efetua-se em grupos de 20 pessoas todos os 10 minutos aproximadamente. São 400 degraus sem elevador. 

Como chegar na Catedral Notre Dame de Paris:

Endereço: 6, Placa du Parvis de Notre Dame.
Metrô: Cité; RER: St-Michel-Notre-Dame

COMO COMPRAR BILHETES:

+ É possível adquirir bilhetes para visita às Torres da Notre Dame, você pode comprar seu ingresso aqui!

Outra dica legal para evitar filas é comprar o Paris Museum Pass que dá acesso à mais de 60 museus e monumentos de Paris, dentre eles, as Torres da Notre Dame, o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre, Museu D´Orsay, a Sainte Chapelle e também a Conciergerie.

É possível adquirir seu Paris Museum Pass ainda no Brasil. 

Confira aqui no Site do TicketBar e compre o seu Paris Museum Pass!

VEJA TAMBÉM: 

Valéria Durães

A idealizadora e autora do Viajar Paris é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por literatura e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.