Quartier Latin em Paris: o que fazer no bairro

Confira os principais pontos de interesse no Quartier Latin em Paris.

Localizado no 5º arrondissement, o Quartier Latin em Paris é um bairro que sempre foi associado à intelectuais, artistas e à vida boêmia. No século XIII foi dominado pela Universidade Sorbonne, tanto que ganhou o nome da língua falada pelos estudantes: o latim.

quartier latin em paris

Hoje animado pelos jovens e estudantes, o Quartier Latin é cheio de cinemas, bistrôs, discotecas, restaurantes e locais típicos.

Aqui você encontrará a famosa Universidade Sorbonne, o badalado Boulevard Saint Michel, o Panthéon e o Museu Cluny.

Acesso ao Quartier Latin pelos metrôs: Odéon, Cluny – La Sorbonne, Cardinal Lemoine, Place Monge e Censier Daubenton. 

Muitos são os motivos para que você reserve um dia inteiro para conhecer o Quartier Latin em Paris. Neste artigo, pretendemos demonstrar apenas algumas das imperdíveis atrações na região.

Esta é uma área bem central e em nossos roteiros sempre indicamos desfrutar dessa gostosa região da capital francesa.

Também indicamos aqui que você se hospede no bairro para aproveitar o que há de melhor na cidade luz.

Confira a seguir os principais pontos de interesse no Quartier Latin em Paris:

La Sorbonne

É impossível falar do Quartier Latin sem mencionar a Sorbonne. Fundada no século XIII, é uma das mais antigas e respeitadas universidades do mundo. É a verdadeira alma do Quartier Latin, que se desenvolveu ao seu redor.

No mesmo lugar onde foi fundada na Idade Média, a maior universidade da França é dedicada aos cursos de letras, línguas, civilizações, ciências humanas, ciências sociais e artes.

Endereço: 1, Rue Victor Cousin, Paris, 75005.
Metrô: Saint-Michel, Odéon, Cluny-la-Sorbonne.

Musée de Cluny – Termas de Cluny

O Museu Cluny oferece uma combinação de ruínas galo-romanas incorporadas a uma mansão medieval, além de uma coleção de arte e objetos medievais. 

A coleção espalha-se pelos dois andares do prédio. Ela é composta de artigos da Idade Média, entre eles manuscritos iluminados, tapeçarias, tecidos, metais preciosos, cerâmicas, esculturas e peças religiosas.

Dentre as obras mais interessantes e importantes, destaca-se a Galeria dos Reis, que fazia parte da fachada da Catedral Notre Dame e durante a Revolução Francesa foram destruídas pela população. Em 1977, 21 das 28 cabeças de pedra dos Reis de Judá foram encontradas durante as escavações na Rue de la Chaussée-d´Antin. 

Outras obras interessantes do museu são a Mulher com o Unicórnio e a Rosa Dourada da Basiléia.

Endereço: 6, Place Paul Painlevé, Paris, 75005.
Metrô: Cluny-la-Sorbonne.

Site oficial: http://www.musee-moyenage.fr/

Rue Mouffetard

A Rue Mouffetard é uma das mais antigas ruas de Paris.

Cheia de bistrôs ao longo da rua, muitos comércio, bancas de frutas e peixes, lojas de vinhos, sorveterias, creperias, queijarias, dentre outros.

É uma ótima opção para flanar, com clima alegre e cheio de vida. 

À noite, os bistrôs e restaurantes começam a colocar as mesas para fora, tornando o passeio por ali simplesmente imperdível!

A Rue du Pot de Fer é uma paralela da Rue Mouffetard e tem o mesmo clima alegre, com várias opções gastronômicas.

Panthéon

Situado na praça de mesmo nome no Quartier Latin em Paris, é um templo dedicado aos grandes homens da França e nele repousam numerosas personagens ilustres, entre os quais se encontram Voltaire, Molière e Victor Hugo, protagonistas da história e cultura da nação.

Endereço: Place du Panthéon, 75005.
Metrô: Place Monge, Cardinal Lemoine. RER: Luxembourg.

Livraria Shakespeare and Co

A Livraria Shakespeare and Company é um ícone da Paris dos anos 20. Nesta década, a livraria se tornou ponto de encontro para escritores como Ezra Pound, Ernest Hemingway, James Joyce e Ford Madox Ford.

Durante a ocupação nazista da França foi fechada e nunca mais reabriu. Hoje funciona como livraria, sebo e biblioteca de leitura.

É uma popular atração turística, até porque já foi retratada em filmes como Antes do Pôr do Sol e Meia noite em Paris.

Endereço: 37 Rue de la Bûcherie, 75005 Paris. 
Metrô: Saint-Michel – Notre Dame.

Rue de la Huchette

A Rue de la Huchette é uma das mais pitorescas, turísticas e animadas do Quartier Latin, sobretudo para quem busca vida noturna em Paris.

Muito animada, com pubs, bar de salsa e diversas opções de bares, é o local ideal para passar o fim de noite, comer bem e se divertir.

Boulevard Saint Michel 

Também na mesma região e com o mesmo clima da Rue de la Huchette, o Boulevard Saint Michel é ponto de encontro de jovens universitários e também pelos turistas que adoram visitar seus bistrôs e restaurantes.

Muitas são as opções de bares, pubs e restaurantes para se divertir, bastando andar um pouco e escolher. 

Aproveite para conhecer algum dos bistrôs, sentar do lado de fora e deixar a vida passar, nem que seja só por alguns minutos.

OUTROS LUGARES NO QUARTIER LATIN EM PARIS:

Sorveteria Amorino:

No Quartier Latin você terá dois endereços para conhecer a sorveteria Amorino.

Trata-se de uma sorveteria italiana, onde os sorvetes são feitos em forma de flor. Um dos melhores sorvetes que você encontrará em Paris, assim como o Berthillon.

Endereços: 18 rue Mouffetard e 16 Rue de la Huchette. 

Se você gostou do Quartier Latin, pode se interessar também pelo Marais, Saint German des Prés e Montmartre.

Até a próxima! 😉

+ Montmartre em Paris: o que fazer no bairro
+ Île Saint Louis em Paris: o que fazer no bairro

 Você sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa? 

Agora que você já sabe o que fazer no Quartier Latin em Paris, não deixe de cotar seu Seguro Viagem Internacional, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.




VEJA TAMBÉM: 

Valéria Durães

A idealizadora e autora do Viajar Paris é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por literatura e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 12/09/2021

    […] Quartier Latin […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.